O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi filmado cantando a música Evidências, da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, com estudantes durante o Brazil Forum UK, que aconteceu no Reino Unido, entre o sábado 22 e o domingo 23. Acompanhado dos universitários, o presidente da Corte mostrou que sabe todos os versos do clássico da música brasileira.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, foi filmado cantando o clássico da música sertaneja “Evidências”, da dupla Chitãozinho e Xororó, com estudantes brasileiros. O momento descontraído aconteceu após a participação do ministro na abertura do Brazil Forum UK, que aconteceu… pic.twitter.com/EDWpD2B4qz
— Política Estadão (@EstadaoPolitica) June 24, 2024
A nona edição do Brazil Forum UK foi realizada na Universidade de Oxford. O evento reúne brasileiros que estudam no Reino Unido e promove a discussão de temas que buscam impulsionar mudanças positivas no País.
Barroso foi o responsável por fazer o discurso de abertura do evento no sábado. Na fala, que durou 27 minutos, o presidente do STF declarou que a democracia brasileira sofreu uma “prova de fogo” por causa da “ascensão da extrema direita” e pela capitalização do sentimento religioso nas discussões políticas.
“O Brasil viveu uma grande prova de fogo, como o mundo tem vivido uma prova de fogo, na preservação da democracia pela ascensão de uma extrema direita intolerante em muitas partes do mundo, pela utilização dos discursos de ódio e da desinformação como estratégia de atuação política. Em muitas partes do mundo, pela captura do sentimento religioso com o uso abusivo de matéria política”, afirmou o presidente do STF.
‘Gilmarpalooza’
Ainda nesta semana, o ministro do STF Gilmar Mendes também vai participar de um congresso na Europa. O “Gilmarpalooza”, como ficou conhecido o Fórum Jurídico de Lisboa, promovido pelo instituto de ensino superior do decano do STF, em Lisboa, vai reunir diversos políticos.
Estão confirmadas a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dos deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Doutor Luizinho (PP-RJ), dos senadores Jaques Wagner (PT-BA), Eliziane Gama (PSD-MA) e Ciro Nogueira (PP-PI). Também devem participar os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Redação Oeste, com informações da Agência Estado