Ao chegar no Barracuda Hotel & Villas é inevitável soltar um suspiro. A vista deslumbrante, com a piscina de borda infinita de frente para o mar azul-turquesa, encanta e estabelece o tom do que está por vir. Isso acompanhado do delicioso mel de cacau batido gelado, com raspas de limão e nibs de cacau que oferecem na hora do check-in. Porém, ao longo dos dias, os suspiros surgem também nos detalhes – pequenos e grandes – de um lugar que vai além do luxo: discreto, sem ostentação, mas repleto de propósito.
Localizado em Itacaré, no sul da Bahia e a 75km do aeroporto de Ilhéus, na região conhecida como Costa do Cacau, a cidade combina belezas naturais deslumbrantes com uma rica história cultural e econômica intimamente ligada ao cacau. Durante muitos anos, esse fruto foi a base da economia local, desempenhando um papel fundamental na formação da identidade da região.
Atualmente, a principal atividade econômica de Itacaré é o turismo, que atrai visitantes tanto nacionais quanto internacionais. Foi justamente esse crescente interesse pelo destino que inspirou a criação do Barracuda. A história começa com a visita, em 2004, de um casal sueco, que, ao passar férias no verão brasileiro, se apaixonou perdidamente pelo lugar. A ideia inicial era simples: construir uma casa de veraneio no paraíso baiano. No entanto, o que começou como um sonho pessoal foi tomando proporções muito maiores.
Ao se unir com outros sócios, inclusive com a paulistana Juliana Ghiotto e com o surfista nativo Daniel Lima, que estão no dia a dia da operação do empreendimento, compraram um terreno de 26 hectares de Mata Atlântica preservada, onde teriam villas exclusivas, que mais tarde se transformariam no Barracuda Hotel & Villas. No entanto, a transição entre a ideia de criar esse refúgio de luxo, imerso na natureza, e a execução do projeto foi longa.
A filosofia dos sócios sempre foi clara: preservar e valorizar a natureza, a cultura e a região. Por isso, o desenvolvimento do Barracuda Hotel & Villas foi cuidadosamente planejado e executado de forma gradual. Antes de iniciar a construção, foram realizados estudos de compensação ambiental que levaram impressionantes 15 anos para serem concluídos. Esse processo rigoroso assegurou que o projeto tivesse o mínimo impacto possível na região, respeitando a biodiversidade da Mata Atlântica e as características locais.
Mesmo com planos de expandir, com a construção de mais 19 suítes em pequenos bangalôs, além de academia, sauna e quadras esportivas, o Barracuda segue fiel ao seu compromisso com a sustentabilidade. A construção ocupa apenas 10% de todo o terreno, e essa área nunca será ultrapassada. O hotel se dedica a manter o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental, garantindo que o projeto cresça de forma harmoniosa e respeitosa com o meio ambiente.
Além disso, antes mesmo de implementar seus projetos, os sócios contribuíram diretamente para a comunidade local. Construíram e doaram um Centro Cultural, oferecendo um espaço para promover a cultura e a educação. Criaram também o Instituto Yandê Itacaré, uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento socioambiental da cidade. O instituto realiza ações educativas e apoia o empreendedorismo social local, contribuindo de forma significativa para a transformação da região.
Atualmente, o Instituto apoia sete projetos sociais, incluindo o “Surfando para o Futuro”, em parceria com a Associação de Surfe de Itacaré (ASI). Este projeto promove inclusão social por meio do surfe, educação ambiental e acompanhamento psicossocial, beneficiando crianças e jovens da cidade.
A estrutura do Barracuda Hotel & Villas
A casa-sede do Barracuda Hotel & Villas abriga o restaurante, localizado à beira da piscina de borda infinita, e de onde saem delícias com o toque baiano dos chefs Sheyla Docio e Fernando Luz. Mini acarajé, peixes, frutos do mar, moqueca, bobó de camarão, nhoque de banana-da-terra com legumes e camarões grelhados, lagosta nativa com lascas de pupunha e salada e um prato especial que muda diariamente fazem parte menu, que valoriza ingredientes e receitas locais.
No total, são 17 amplas suítes, todas com varanda privativa, projetadas para integrar a luz natural e a brisa do mar ao espaço. O design das acomodações segue a linha minimalista, com destaque para as texturas de fibras naturais, como a palha de dendê, e superfícies de madeira, criando um ambiente elegante e em sintonia com a natureza.
Se você optar por uma suíte com vista para o mar, prepare-se para se encantar com os nasceres e pôres-do-sol deslumbrantes, que transformam cada momento em uma experiência inesquecível. A dica é agendar uma massagem na varanda do quarto justamente no cair da tarde. Esse momento de relaxamento total é uma verdadeira imersão no paraíso, com um visual de tirar o fôlego, perfeito para fechar o dia com chave de ouro.
As villas do Barracuda Hotel & Villas são perfeitas para viagens em família ou em grupo. São 9 villas no total, espalhadas estrategicamente pelo vasto terreno de 26 hectares, garantindo 100% de privacidade para os hóspedes. Cada villa possui um estilo único, mas todas seguem uma linha minimalista, com decoração elegante e um forte uso de madeira e elementos naturais, criando uma atmosfera de conforto e harmonia com a natureza ao redor.
Com tamanhos que variam entre 800m² e 1200m², as villas acomodam entre 8 e 16 pessoas, oferecendo total conforto e exclusividade. Cada uma é equipada com piscina privativa, cozinha completa, sala de estar, além de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de última geração. O grande diferencial das villas é que, além da privacidade de uma casa exclusiva, os hóspedes ainda podem usufruir de todas as comodidades do hotel, como serviço de limpeza, restaurante, passeios e demais serviços, criando uma experiência única de luxo e conveniência, sem abrir mão da intimidade e do conforto.
Os passeios by Barracudas
Sob a liderança de Paulo, que cuida da equipe de passeios do Barracuda, os hóspedes têm à disposição um serviço personalizado e repleto de conhecimento local. Carioca que deixou uma bem sucedida carreira no mercado financeiro em busca de uma vida mais tranquila, Paulo se apaixonou por Itacaré e fez da cidade sua casa. Famoso e respeitado na região, ele conhece como ninguém cada cantinho, praia, cachoeira e programa imperdível da cidade, além das histórias fascinantes que envolvem esses lugares.
Muito mais do que um simples coordenador de passeios, Paulo é um verdadeiro especialista em proporcionar experiências autênticas e personalizadas, com uma abordagem leve e informada.
Itacaré é famosa por ser um verdadeiro paraíso para surfistas e amantes de esportes e aventura. Se esse for o seu estilo, prepare-se para explorar ao máximo a região! Leve roupas e calçados adequados, pois a cidade oferece uma infinidade de trilhas para serem percorridas a pé ou de bicicleta, além de circuitos de rafting, canoagem e stand-up paddle, entre outras atividades de tirar o fôlego.
Para quem prefere uma experiência mais tranquila, Itacaré também tem muito a oferecer. Passeios de barco pelo Rio de Contas e pela Baía de Camamu proporcionam vistas deslumbrantes e um contato único com a natureza local, além de paradas em cachoeiras incríveis. E para os apaixonados por gastronomia e cultura, uma visita à Fazenda Taboquinhas é imperdível. Lá, o Sr. Osvaldo e sua esposa cultivam o cacau de forma sustentável, em um sistema agroflorestal, e oferecem uma verdadeira aula sobre o cultivo do fruto e seus processos.
Barracudas Hotel & Villas: Rua Pedro Longo, 600 | Pituba | Itacaré | Bahia / Tel.: +55 (73) 3199-9025 / [email protected]
TikTok mostra aumento no interesse pelo Brasil, incluindo por viagens