A cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris 2024 acontece nesta sexta-feira (26), às 14h30 (de Brasília). O evento com as delegações participantes dará oficialmente o pontapé inicial nos Jogos Olímpicos.
Nesta edição, a cerimônia será diferente das outras. Em vez de ocorrer em um estádio, a celebração será realizada ao longo do rio Sena, que corta a capital francesa.
As delegações dos países percorrerão o rio em barcos. Serão quase 100 embarcações com cerca de 10.500 atletas. As maiores delegações terão barcos próprios, enquanto as menores compartilharão os veículos.
POV: You’re an athlete during opening ceremony#Paris2024 #OpeningCeremony @Olympics
📹 Paris 2024 pic.twitter.com/iZRGk7htlc— Paris 2024 (@Paris2024) July 25, 2024
Os espectadores e convidados acompanharão a cerimônia em arquibancadas colocadas às margens do Sena.
Diretor de teatro e ator francês, Thomas Jolly é diretor artístico da cerimônia. A coreógrafa Maud Le Pladec vai coordenar aproximadamente 400 dançarinos, entre um total de 3 mil artistas.
O ponto de partida das embarcações será a ponte Austerlitz, junto ao Jardin des Plantes. Os barcos seguirão a oeste por seis quilômetros ao longo do rio, passando por pontes históricas e locais turísticos de Paris, como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, assim como lugares que receberão provas olímpicas, como a Esplanade des Invalides e o Grand Palais.
As delegações chegarão ao Trocadero, esplanada que fica em frente à Torre Eiffel, onde serão realizados os protocolos oficiais da abertura, com o acendimento da pira olímpica. Com isso, a Olimpíada de Paris será oficialmente aberta.
Os atletas brasileiros que devem se destacar em Paris 2024; veja lista
Cerca de 600 mil pessoas assistirão pessoalmente à cerimônia de abertura da Olimpíada. Foram disponibilizados 222 mil ingressos gratuitos para que espectadores acompanhem o evento às margens superiores do rio Sena. No cais inferior, 104 mil ingressos pagos foram colocados à venda.
A organização de Paris 2024 ainda colocou 80 telões espalhados pela cidade para que a população possa assistir à cerimônia.
No Brasil, o evento terá transmissão da Globo e da Cazé TV.