sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaBanimento? Canadá também estuda medidas contra TikTok

Banimento? Canadá também estuda medidas contra TikTok

Após a aprovação de uma lei que pode banir a rede social nos Estados Unidos, o TikTok pode enfrentar problemas também no Canadá. O governo canadense informou nesta quinta-feira (14) que ordenou a revisão de uma proposta apresentada pela empresa comandada pela chinesa ByteDance para expandir as operações no país.

Leia mais

tiktok
Canadá ordenou a revisão de uma proposta apresentada pelo TikTok para expandir as operações no país (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Ameaça à segurança nacional

Segundo as autoridades do Canadá, a principal preocupação é em relação aos possíveis riscos de uma maior operação do TikTok para a segurança nacional do país. O mesmo temor foi manifestado pelos EUA para determinar que a plataforma pode ser banida caso não passe para o controle de donos norte-americanos.

De acordo com o Ministério da Indústria canadense, o resultado potencial da revisão pode levar o governo a solicitar a adoção de medidas de redução de riscos ou até mesmo bloquear a expansão da rede social. Por outro lado, é improvável que resulte em um banimento da empresa.

“Nosso governo está acompanhando de perto os desenvolvimentos relacionados ao projeto de lei que está sendo proposto pelos legisladores dos Estados Unidos. Continuamos comprometidos em garantir a segurança da plataforma para os milhões de criadores, artistas e pequenas empresas canadenses que dependem do TikTok para ganhar a vida, encontrar comunidade e criar empregos”, disse um porta-voz do governo canadense.

De acordo com a lei do Canadá, o governo pode avaliar potenciais riscos à segurança nacional de investimentos estrangeiros, caso do TikTok. No ano passado, as autoridades do país baniram a plataforma de dispositivos usados por funcionários do governo. O comissário de privacidade canadense também está investigando a coleta, uso e divulgação de informações pessoais pela rede social. As informações são da Reuters.

tiktok
TikTok pode ser banido caso ByteDance não vender rede social nos EUA (Imagem: salarko/Shutterstock)

Situação da rede social nos EUA

  • Nesta quarta-feira (13), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma lei que pode banir o TikTok do país a menos que a empresa chinesa ByteDance venda a rede social para donos estadunidenses.
  • O projeto teve amplo apoio bipartidário (de democratas e republicanos) e agora depende de aprovação no Senado.
  • Caso isso ocorra, dependerá apenas de uma sanção do presidente Joe Biden para entrar em vigor.
  • O líder da Casa Branca já admitiu que irá autorizar a medida.
  • A proposta reflete a preocupação dos EUA sobre os riscos à segurança nacional devido à propriedade chinesa do TikTok.
  • A principal preocupação é em relação ao uso feito dos dados coletados pela plataforma.
  • Segundo os Estados Unidos, essas informações seriam enviadas para o governo da China.
  • Após os últimos acontecimentos, o governo chinês elevou o tom e acusou os EUA de ferirem os princípios da concorrência justa.
  • A China afirmou que os EUA não encontraram evidências de que a rede social represente um risco para a segurança nacional, mesmo assim continuam perseguindo a empresa.
  • Além disso, os chineses prometeram acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a medida.
  • Especialistas indicam possíveis desafios legais baseados na liberdade de expressão na tentativa de banir o TikTok.
  • Tentativas anteriores de regulação já haviam sido feitas na administração do ex-presidente Donald Trump.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui