Fundada em 1746, a Universidade de Princeton é a quarta mais antiga dos Estados Unidos, e está entre as melhores instituições do mundo, no top 5 do ranking global da Times Higher Education.
A instituição também é famosa por fazer parte da Ivy League (grupo de oito universidades americanas mais prestigiadas do mundo).
Mas existem algumas curiosidades que nem todo mundo sabe. Por exemplo, que o astronauta Pete Conrad levou uma bandeira da universidade à lua em 1969.
Veja oito curiosidades sobre a Universidade de Princeton:
Nassau Hall é o principal prédio administrativo da Universidade de Princeton. O local foi capital do país por quatro meses e oito dias em 1783, quando sediou reuniões do Congresso Continental. Ao final da guerra da independência dos Estados Unidos, foi em Nassau Hall que a notícia do tratado de paz com a Grã-Bretanha foi recebida.
O ex-aluno e astronauta da Nasa, Charles “Pete” Conrad, levou uma bandeira da universidade à lua durante a missão Apollo 12, em 1969.
Em 1933, o físico Albert Einstein se tornou membro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, onde trabalhou até próximo de sua morte.
O filme “Uma Mente Brilhante” (2001) sobre o matemático e ex-aluno da universidade, John Nash, foi gravado no campus de Princeton. Outros personagens também passaram pela instituição, como Bruce Wayne, em “Batman: O Início”, e Carlton Banks de “Um Maluco no Pedaço”.
A palavra “campus”, no sentido do terreno da universidade, foi usada pela primeira vez em Princeton.
No total, a universidade acumula 56 prêmios Nobel, sendo 32 de professores e funcionários e 24 de ex-alunos.
Assim como várias universidades, o tigre é o mascote de Princeton. Entretanto, acredita-se que instituição tenha sido a primeira a adotar o apelido de tigre.
O Lago Carnegie, sede das equipes masculina e feminina de remo da Universidade de Princeton, atende aos padrões olímpicos e serve como local de treinamento da equipe de remo dos Estados Unidos.