José Luiz Datena, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, está afastado do programa Brasil Urgente, da Band. A saída temporária visa a cumprir a lei eleitoral, que impede a participação de candidatos na televisão.
Embora ainda não tenha oficializado sua candidatura, Datena tem até o dia 31 de julho para tomar sua decisão. Na Band, há ceticismo quanto à concretização do nome do apresentador na disputa pela prefeitura.
Durante a ausência de Datena, Lucas Martins, principal repórter do programa, assumirá a apresentação. Ele já comanda o Brasil Urgente aos sábados e nas folgas de Datena, dividindo a função com Joel Datena, filho do apresentador.
A escolha de Lucas Martins se deve à sua capacidade de manter a audiência, que gira em torno de quatro pontos na Grande São Paulo. Na localidade, cada ponto representa 191 mil telespectadores.
O apresentador planeja tirar uma licença não remunerada durante a campanha. Diferente de tentativas anteriores, ele promete seguir até o fim na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
A convenção do PSDB, que oficializará a candidatura e dará início à campanha, está prevista para 1º de agosto.
Datena e Aécio Neves: do pedido de prisão à aliança política
Em 13 de junho, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) participou do lançamento da pré-candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo. O Novotel Jaraguá, no centro da capital paulista, foi palco do evento.
Ao lado de Aécio, Datena afirmou que os tucanos vão governar a cidade de São Paulo. Segundo o apresentador do programa Brasil Urgente, da Band, o PSDB “é o partido que mais se aproxima da democracia cristã e da liberdade de mercado”.
Aécio, por sua vez, afirmou em entrevista ao UOL que ter Datena como candidato “é uma alternativa que o PSDB não pode desprezar”.
No entanto, o que hoje é união, um dia foi desprezo. Quando a Justiça de São Paulo absolveu Aécio da acusação de corrupção e lavagem de dinheiro, Datena disse que, “se Aécio for preso, ele apresentaria o programa de cueca”.
“Aí, vem o Aécio, descaradamente, na rede social, e diz: ‘Olha, peguei dinheiro emprestado com Joesley Batista, queria comprar uma casinha’”, afirmou Datena, em uma edição do Brasil Urgente. “Ele diz que nunca ganhou dinheiro na política. Isso é tudo mentira.”