Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vão alterar os extratos bancários a partir de 8 de julho de 2024. A principal mudança será a padronização das nomenclaturas usadas.
Inicialmente, a modificação incluirá depósitos e saques. Em etapas posteriores, outras operações financeiras também serão ajustadas para seguir a nova padronização.
O objetivo da mudança no extrato bancário
De acordo com a Febraban, o objetivo da medida é simplificar o dia a dia dos clientes, ao tornar as informações mais acessíveis. A alteração também pretende auxiliar aqueles que possuem contas em mais de uma instituição.
O extrato bancário é um documento que resume as transações realizadas em uma conta bancária durante determinado período. Ele contém informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos e outras movimentações financeiras.
Os detalhes das mudanças nos extratos
Com a nova nomenclatura, os depósitos de cheques realizados no caixa eletrônico, também conhecido como Automated Teller Machine (ATM), serão descritos como “DEP CHEQUE ATM” nos extratos bancários.
Já a nomenclatura dos saques de dinheiro em espécie feitos nas agências com o cartão da conta será “SAQUE DIN CARTAO AG” nos extratos. Atualmente, essas descrições variam de banco para banco.
A padronização e seus benefícios
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, afirma que a iniciativa pretende “universalizar” as informações e trazer mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou. Além disso, explica que a ideia é ampliar o acesso da população aos serviços bancários.
“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações”, diz Faria. “Isso gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.”
Direitos dos consumidores
Os consumidores têm direito a até dois extratos gratuitos com a movimentação dos últimos 30 dias para contas-correntes. Os bancos ressaltam a importância de os clientes verificarem as possíveis tarifas de emissão de extratos adicionais.
É possível acessar os extratos bancários de várias formas: pelo internet banking, aplicativos de banco, caixas eletrônicos, agências bancárias ou pela central de atendimento telefônico.
Em caso de dúvidas…
É recomendável entrar em contato diretamente com a instituição financeira para obter esclarecimentos.
Clientes com conta-corrente têm direito a até dez serviços gratuitos por mês, conforme o limite estabelecido pelo Banco Central. Já os clientes de caderneta de poupança também têm acesso a serviços gratuitos. Contudo, o pacote tem limites, em comparação às contas-correntes.