Especialistas do Banco BTG Pactual estimam um faturamento de R$ 15 bilhões da varejista chinesa Shein em 2023. Anteriormente havia sido especulado um total de R$ 10 bilhões, entretanto, o aumento de R$ 5 bilhões na projeção surpreendeu o mercado.
“O Brasil é um lugar desafiador para players estrangeiros fazerem negócios”, explicaram os analistas da BTG Pactual. “Mas, à medida que a Shopee e Shein adotaram mais sabor local, testando lojas temporárias e estratégias de marketing locais, e atraindo vendedores locais, seu impulso deve persistir — também esperamos que a Temu amplie sua operação no Brasil.”
Em 2022, as expectativas apontavam para uma faturamento de R$ 7 bilhões por parte da Shein. O número, no entanto, mais do que dobrou no ano seguinte. A marca supera a receita operacional líquida da Renner, que foi de R$ 13,6 bilhões em 2023. A análise do BTG também apontou que as vendas da Shopee atingiram o valor de R$ 20 bilhões no ano anterior.
Shein estreou loja física temporária em Curitiba
De 12 a 15 de abril, a Shein estreou uma loja física temporária (conhecida como pop-up store) no Shopping Estação, em Curitiba. A empresa permitiu que os consumidores tivessem a primeira experiência com a marca fora das telas.
Cerca de 60% do estoque da loja foi vendido e 8 mil pessoas visitaram o espaço durante os quatro dias em que esteve operando.
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli