O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira, 11, o quinto incidente de vazamento de dados no Pix neste ano. Desta vez, foram comprometidas informações de aproximadamente 20 mil chaves Pix, sob a gestão da Instituição de Pagamento S.A. (IUGU) e da PAGCERTO Instituição de Pagamento.
As informações vazadas são de natureza cadastral, como CPF e número de conta. Eles não permitem a movimentação de recursos nem o acesso às contas. Dados sensíveis, como senhas ou saldos, não foram expostos.
Os problemas ocorreram entre os dias 21 e 27 de maio na IUGU e entre 23 e 24 de abril na PAGCERTO. O BC informou que tomou as medidas necessárias para investigar o incidente e declarou que serão adotadas as “medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Histórico de vazamentos do Pix
Este ano, houve cinco vazamentos de dados de chaves Pix. Em abril, o Banco Central informou a exposição de informações de três instituições diferentes, afetando mais de 130 mil chaves no total.
O caso mais recente envolveu o Banco do Estado do Pará (Banpará), com dados de 3.020 chaves Pix expostos em março e abril. Na época, o BC disse que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento.