sábado, novembro 23, 2024
InícioEconomiaBanco Central da Argentina corta juros, de 80% para 70%

Banco Central da Argentina corta juros, de 80% para 70%

O Banco Central da República da Argentina (BCRA) anunciou, nesta quinta-feira, 11, corte de 10 pontos porcentuais na principal taxa de juros. A queda foi de 80% para 70%.

Em comunicado, a autoridade monetária cita uma “pronunciada desaceleração” da inflação no país. O BCRA estima que isso ocorrerá apesar do forte carrego estatístico das leituras elevadas em meses anteriores.

A instituição também chama a atenção para a moderação da emissão monetária. Situação essa que permite uma “melhora” no balanço do próprio Banco Central da Argentina.

O cenário abriu espaço para a resolução de desequilíbrios provenientes da monetização do déficit fiscal, de acordo com a nota.

“Dessa maneira, avança-se em direção à meta de financiamento acumulado igual a zero para o ano de 2024”, ressalta o BCRA, antes de fazer referência ao Fundo Monetário Internacional. “Acertado em memorando de políticas econômicas e financeiras com o FMI.”

O Banco Central da Argentina e os motivos para o corte da taxa de juros

Banco Central da Argentina
Fachada da sede do Banco Central da Argentina, em Buenos Aires; de uma vez só, instituição cortou taxa básica de juros do país sul-americano em 10 pontos porcentuais | Foto: Reprodução/Flickr

No comunicado, o Banco Central argentino também destacou a “ampla aceitação” aos Bônus para Reconstrução de Uma Argentina Livre. Trata-se de série de títulos em dólar emitidos no começo do governo do presidente Javier Milei.

Em fevereiro, o índice de preços ao consumidor da Argentina avançou 13,2% na comparação com o mês anterior, uma desaceleração ante o avanço de 20,6% em janeiro. Nesta sexta-feira, 11, o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos divulgará a leitura de março do indicador.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui