sexta-feira, novembro 22, 2024
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Banco Central confirma vazamento de dados de chaves Pix do banco BTG

Dados pessoais vinculados a mais de oito mil chaves PIX de clientes do Banco BTG Pactual ficaram expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano. A confirmação do vazamento foi feita pelo Banco Central (BC).

Houve falhas pontuais em sistemas da instituição bancária, diz BC

Apesar do problema, o Banco Central garantiu que não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros ou outras informações sob sigilo bancário. As informações vazadas são de natureza cadastral, como nome do usuário, CPF com máscara (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.

Os clientes que tiveram seus dados cadastrais vazados serão notificadas por meio do aplicativo ou pela internet banking da instituição. O BC alerta que não serão usados outros meios de comunicação aos usuários afetados, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

Banco Central abriu investigação sobre falhas (Imagem: Jo Galvao/Shutterstock)

Ainda de acordo com o Banco Central, foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas previstas na regulação vigente. Apenas neste ano, foram registrados oito episódios de vazamento de dados de instituições financeiras.

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Imagem mostra um smartphone com o logo do BTG Pactual na tela, ao lado um pedaço de uma carteira de couro; ambos estão sobre uma superfície de madeira
BTG também confirmou vazamento (Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock)

Não houve invasão a nenhum sistema do banco

  • Em nota, o BTG Pactual informou “que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco”.
  • Segundo o banco, isso permitiu a visualização unicamente dos dados de agência e conta corrente vinculados a esses respectivos CPFs. 
  • No entanto, a instituição garante que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos.
  • Ainda afirma que restringiu o acesso a essas informações imediatamente.
  • E reforça que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento.
  • As informações são da Agência Brasil.

Via Olhar Digital

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