No próximo sábado, 29 de março, o Balé da Cidade de Teresina dará início ao DançaOcupa, um projeto de ocupação artística que transforma o Teatro João Paulo II em palco de encontros, diálogos e corpo em movimento. A estreia desta jornada contará com a presença do grupo Redemoinho de Dança, compartilhando a cena e ampliando a conexão com a diversidade da dança contemporânea de Teresina.
Na noite de abertura, serão apresentados dois espetáculos: Corpônica, do Balé da Cidade de Teresina, e Mata Miolo, do grupo Redemoinho de Dança.
Corpônica é uma orquestra de corpos que se afinam e se desalinham em uma coreografia assinada por Samuel Alvís, onde a dança se funde com a música e a poesia espacial. Já Mata Miolo, se inspira nas danças populares para criar um ritual de passagem, em que o corpo do brincante se transforma, vibrando entre a vida e a tradição. As apresentações acontecem a partir das 19h, são abertas ao público e contarão com intérpretes de Libras.
Durante a ocupação, serão apresentados 6 espetáculos e terão 6 oficinas. A primeira oficina será “Técnicas e Cuidados para Corpos que Dançam”, ministrada pelo mestrando e professor do Balé da Cidade de Teresina, Samuel Alvís. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfs2z1FawgQKR1Fta2C0J31AyQj3B6VIr_u5OODUBI_-59v2g/viewform
Segundo Janaína Lobo, coordenadora artística do Balé da Cidade de Teresina, o DançaOcupa busca fortalecer o espaço da dança na cidade, promovendo encontros entre companhias e oferecendo formação para artistas. “Nessa ocupação, serão realizadas apresentações onde a companhia convida um grupo da cidade para dividir o palco, além de oficinas formativas ao longo dos meses. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para as oficinas, teremos uma seleção de acordo com o perfil de cada inscrito”, explica.
O projeto DançaOcupa é financiado pela Lei Paulo Gustavo, através do edital Totó Barbosa, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Piauí e Governo Federal. Com a iniciativa, o Balé da Cidade de Teresina reafirma seu compromisso com a ocupação de espaços culturais e a democratização da dança, convidando o público a fazer parte dessa experiência imersiva de arte e movimento.