Nesta segunda-feira (19), institutos de climatologia, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiram alertas de baixa umidade e ondas de calor para terça-feira (20), o que vai resultar em sistema de alta pressão.
Na sexta-feira (16), o Olhar Digital noticiou sobre a onda de calor que passou a afetar o País todo no fim de semana. Com ela, pode vir a baixa umidade, que provoca diversos problemas à nossa saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
Onda de calor e umidade baixa no Brasil nesta terça-feira (20)
- O alerta de baixa umidade é vermelho (grande perigo), afetando os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, indo de Campinas (SP) a Cuiabá (MT);
- A baixa umidade começou em torno das 14h desta segunda-feira (19), com umidade relativa do ar permanecendo abaixo de 12%, o que pode causar incêndios florestais e problemas de saúde;
- Por sua vez, a onda de calor vai até quarta-feira (21), quando podemos ter temperaturas 5 °C acima da média;
- Os estados que podem ser afetados são: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Rondônia.
Saiba como encarar a baixa umidade
Para poupar sua saúde (e a dos outros) da baixa umidade, faça o seguinte:
- Hidrate-se com bastante água;
- Evite se exercitar ao livre entre às 10h e às 16h;
- Use soro fisiológico nos olhos e narinas, de modo que não ressequem;
- Use protetor solar ao sair de casa;
- Não queime lixo, mato, dejetos e demais;
- Mantenha a casa bem arejada;
- Use hidratantes na pele;
- Umidifique os ambientes de sua casa (umidificadores são ótima pedida);
- Evite bebidas diuréticas, como café e álcool.
Problemas mais sérios relacionados ao clima seco e à baixa umidade podem ser reportados à Defesa Civil no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros no 193.