A capital gaúcha, Porto Alegre, enfrentou 24 horas de chuvas intensas, que resultaram em ruas alagadas em diversos bairros da cidade. A precipitação acumulou 88 milímetros, mais da metade da média mensal de janeiro, que é de 144 milímetros, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Este vídeo mostra a condição no Bairro São Geraldo, que está completamente alagado:
VÍDEO | transtornos causados pela chuva
Rua do Parque com a Voluntários da Pátria, no Bairro São Geraldo totalmente alagada.
📹Wilson Rosa / Especial pic.twitter.com/W3TQiaG6LB
— Correio do Povo (@correio_dopovo) January 1, 2025
Essa situação já afetou serviços essenciais, como o transporte público e o fornecimento de água e de energia elétrica. Semáforos estão fora de operação, o que aumentou os transtornos no trânsito da cidade.
Os maiores prejuízos ocorreram nos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Floresta e Quarto Distrito. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) relatou que 14 pontos da cidade sofreram bloqueios, por alagamentos e quedas de árvores, prejudicando a mobilidade urbana. Agentes atuam para amenizar os problemas para a população.
18h48 – Agentes da #EPTC orientam a circulação para garantir a segurança viária nos trabalhos do Corpo de Bombeiros para retirada da árvore que caiu e causou bloqueio na av Salgado Filho pic.twitter.com/w8fYfVMl7b
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) January 1, 2025
A estação São Pedro, da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), também foi inundada, resultando no fechamento das estações Mercado e Rodoviária. Com isso, os trens circulam apenas até a estação Farrapos.
Impactos das chuvas na cidade
Por causa da queda de energia no Teatro Elis Regina, localizado na Usina do Gasômetro, a cerimônia de posse do prefeito reeleito, Sebastião Melo (MDB-RS), teve de ser cancelado. A solenidade deverá ser remarcada. O gestor municipal se dirigiu à Coordenação de Serviços da Cidade para monitorar os impactos das chuvas na capital.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) anunciou que está realizando um levantamento dos efeitos das chuvas no fornecimento de energia elétrica em Porto Alegre.
Inmet faz novo alerta de chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade que afetam o Rio Grande do Sul nos primeiros dias de 2025. As áreas mais vulneráveis do Estado são as regiões Noroeste, Nordeste, Metropolitana de Porto Alegre e Central.
Um alerta laranja, que indica perigo, vigora desde as 22 horas da quarta-feira, 1º, e segue até o meio-dia desta quinta-feira, 2. As chuvas podem variar de 30 a 60 milímetros por hora, totalizando até 100 milímetros diários.
Ventos de 60 a 100 km/h, queda de granizo e danos estruturais também são esperados, além de possíveis interrupções de energia, danos nas plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Orientações de segurança e contatos de emergência
A Defesa Civil de Porto Alegre aconselha a população a manter distância de áreas alagadas e buscar locais seguros, especialmente moradores de áreas de risco.
Em situações de emergência, a orientação é contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. As autoridades estão em prontidão para intervir e prestar assistência conforme necessário.