sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEsporteBahia vira sobre o Vitória, vence clássico e se classifica no Nordestão

Bahia vira sobre o Vitória, vence clássico e se classifica no Nordestão

O Bahia está nas quartas de final da Copa do Nordeste. Nesta quarta-feira (20), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), o Esquadrão de Aço venceu o clássico contra o Vitória, de virada, por 2 a 1, e garantiu vaga na próxima fase da competição.

Os comandados de Rogério Ceni viveram, mais uma vez, o drama de sair atrás no placar antes dos 15 minutos iniciais. Contudo, conseguiram impor o estilo de jogo de troca de passes e alcançaram a virada ainda no primeiro tempo.

O Vitória, por sua vez, agora fica em situação mais complicada na Copa do Nordeste. Com o resultado, o Leão deixou o G-4 do certame e ocupa, neste momento, a quinta posição, com oito pontos.

Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os clássicos na capital baiana são disputados com torcida única do mandante. Portanto, apenas tricolores estiveram presentes na Arena.

Os dois clubes têm compromissos pela Copa do Nordeste no próximo final de semana. No sábado (23), às 20h30 (de Brasília), o Vitória visita o Fortaleza na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). No domingo (24), às 16h, o Bahia recebe o Maranhão-MA na Fonte Nova.

O Bahia começou o jogo tentando dominar a posse de bola, e o Vitória não se opôs. No entanto, quem deu a primeira finalização foi o Leão. Aos 5 minutos, Patric Calmon recebeu de Matheusinho na esquerda e arriscou de fora da área. Marcos Felipe caiu para fazer a defesa.

Aos 9, Alerrandro abriu o placar. E foi com um golaço. O centroavante aproveitou a roubada de bola de Osvaldo e acertou uma bomba de fora da área no ângulo direito de Marcos Felipe. Esse foi o sétimo jogo sofrido pelo Bahia antes dos 15 minutos iniciais na temporada.

A partir daí, o Leão assumiu o controle das ações. Defensivamente, o time treinado por Léo Condé soube fechar os espaços para as trocas de passe do Tricolor. No ataque, administrou bem a posse quando a teve, mesmo sem criar grandes chances.

Tudo mudou aos 35 minutos. Após uma desatenção da defesa do Vitória, Gilberto cruzou na medida para Jean Lucas, dentro da área, finalizar no contrapé de Lucas Arcanjo. O goleiro rubro-negro até tocou na bola, mas não foi capaz de impedir o tento tricolor.

A virada tricolor veio aos 48 minutos da etapa inicial. Cauly cobrou escanteio na área, a zaga do Vitória não afastou, e a bola sobrou limpa para Kanu. O zagueirão finalizou de chapa e colocou no fundo das redes.

O Esquadrão teve uma grande chance de empatar logo no início do segundo tempo. Aos 4 minutos, Cauly encontrou belo passe para Thaciano dentro da grande área. O camisa 16 finalizou com um toquinho, mas Lucas Arcanjo estava esperto para fazer a defesa.

Apenas dois minutos depois de entrar no lugar de PK, Mateus Gonçalves foi expulso do campo de jogo. A bola tinha saído em escanteio para o Bahia, e o jogador do Vitória deu um chute forte na bola enquanto ela estava nas mãos de Caio Alexandre, caído no chão. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima não hesitou em aplicar o cartão vermelho.

O fato dificultou a reação do Leão, que não criou outra grande chance até o final de jogo.

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Marcos Victor), Kanu (Gabriel Xavier), Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Luciano Juba), Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK (Mateus Gonçalves); Willian Oliveira (Caio Vinícius), Léo Naldi (Lucas Esteves), Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé.

  • Cartões amarelos: Cauly, Jean Lucas, Rezende, Kanu e Gilberto (Bahia); Rodrigo Andrade, Wagner Leonardo, Camutanga e Zeca (Vitória)
  • Público: 48.421 pessoas
  • Renda: R$ 1.719.922,00
  • Motivo: 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
  • Data: 20 de março de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
  • Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE)
  • Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Karla Renata Cavalcanti de Santana (ambos de PE)

 

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui