Com a rivalidade aflorada pelos momentos das duas equipes, Bahia e Vitória fazem, nesta quarta-feira (20), um clássico decisivo pela Copa do Nordeste. A partir das 21h30, os rivais se encontram na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 6ª rodada da competição regional.
A conotação decisiva do jogo tem motivo óbvio: se vencer, o Bahia se classifica com antecedência para as quartas de final. O Vitória, por sua vez, quer se manter firme na briga por uma vaga na próxima fase.
Neste momento, o time treinado por Rogério Ceni é o líder do Grupo B, com 12 pontos, sete a mais que o Treze-PB, quinto colocado. Já a equipe de Léo Condé ocupa a 3ª posição do Grupo A, com oito pontos — a pontuação é a mesma do quinto, o Botafogo-PB.
Os dois clubes defendem longas invencibilidades. O Tricolor não perde há oito jogos, tendo conhecido sua última derrota justamente no clássico contra o Vitória, pela primeira fase do Campeonato Baiano, no dia 18 de fevereiro. Na ocasião, o Leão venceu o rival no Barradão por 3 a 2.
Desde então, são sete triunfos e um empate, com 18 gols marcados e apenas cinco sofridos. No período, o Esquadrão garantiu a classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil e para a final do Baianão.
Do lado rubro-negro, a invencibilidade é de sete jogos. Após perder para a Juazeirense, por 2 a 0, no dia 14 de fevereiro, o Vitória está imbatível. São seis vitórias e um empate, também com 18 gols marcados e somente cinco sofridos.
No período, o Leão alcançou a final do Estadual, que não vinha desde 2018. Campeão da Série B de 2023, o clube vive seu melhor momento em seis anos, o que potencializa a rivalidade ainda mais.
Os dois times têm desfalques para este confronto. No Vitória, o técnico Léo Condé não poderá contar com o volante Dudu, suspenso após receber três cartões amarelos.
Além disso, Everaldo, machucado, está fora. O meia Daniel Júnior, que apresentou um incômodo na virilha, e o atacante Iury Castilho, que deixou o campo de jogo contra o Barcelona-BA, no último domingo (17), com dores, são dúvidas.
Já o técnico Rogério Ceni, do Bahia, ainda não tem à disposição os laterais Ryan e Cicinho, ambos lesionados.
De acordo com o que divulgou o Bahia, os ingressos para a Fonte Nova estão esgotados. O Esquadrão não divulgou quantos bilhetes foram disponibilizados, mas a capacidade da Arena é para 48.902 pessoas.
Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os clássicos do estado são realizados com torcida única. Portanto, apenas tricolores poderão estar presentes.
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Victor Cuesta e Luciano Juba; Rezende (Ademir/Biel), Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Willian Oliveira, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo, Alerrandro e Mateus Gonçalves. Técnico: Léo Condé
Data: 20/3/2023
Horário: 21h30
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Karla Renata Cavalcanti de Santana (ambos de PE)
Transmissão: TV Aratu, DAZN e Nosso Futebol