Bahia e Sport podem não ter as maiores torcidas do Brasil, mas quando o assunto é fanatismo nas arquibancadas, a dupla nordestina lidera o ranking nacional. É o que mostra a pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor, uma parceria Quaest/CNN/Itatiaia, que tem ainda o Flamengo fechando o “pódio dos fanáticos”.
De acordo com o levantamento, o Tricolor baiano é o clube com mais torcedores fanáticos no país, com 47%. O Leão, por sua vez, tem 41% dos torcedores assumidamente fanáticos. Em terceiro lugar está o Rubro-Negro carioca, que além de ter a maior torcida do futebol brasileiro, acumula 38% dos apoiadores que se consideram fanáticos.
Curiosamente, nenhum clube do Brasil tem mais de 50% dos torcedores que se consideram fanáticos. Na outra ponta do ranking está o Santos, que figura entre as dez maiores torcidas do país, mas não chega a 20% de torcedores que se consideram fanáticos.
Em relação a alguns clássicos regionais, Atlético-MG e Internacional têm mais torcedores fanáticos na comparação com os rivais Cruzeiro e Grêmio. O Galo tem 33% de torcida fanática, contra 27% da Raposa; no duelo Gre-Nal, o Colorado tem os mesmos 27% de torcedores fanáticos, enquanto o Tricolor acumula 24%.
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.
- Bahia – 47%
- Sport – 41%
- Flamengo – 38%
- Vasco – 34%
- Atlético-MG – 33%
- Palmeiras – 30%
- Internacional e Cruzeiro – 27%
- São Paulo – 26%
- Grêmio e Corinthians – 24%
- Botafogo – 21%
- Santos – 17%