Invicto em casa, o Bahia recebe o Fluminense, nesta terça-feira (16), às 21h30 (de Brasília), pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova. O Tricolor baiano vive excelente momento, quando joga em Salvador.
Depois de perder a primeira partida da competição para o Internacional, o Bahia entra em campo em busca de recuperação. O jogo contra o Fluminense se torna ainda mais importante porque, no próximo domingo (21), o Esquadrão encara o Vitória, seu maior rival.
Chegar ao clássico perdendo as duas primeiras partidas do Brasileirão criaria um ambiente de pressão ainda maior para o técnico Rogério Ceni. O aproveitamento contra equipes da Primeira Divisão neste ano é baixo: uma vitória, três derrotas e um empate (26,6%).
Para aliviar os problemas, o Tricolor terá o apoio da Arena Fonte Nova. Desde o início do ano, o time principal ainda não foi derrotado em sua casa. São 11 jogos, com 10 vitórias e um empate, com 30 gols marcados e apenas quatro sofridos.
A missão do Fluminense não será das mais fáceis. Além de encarar um Bahia quase 100% na Fonte Nova, o Tricolor carioca precisa mudar o seu retrospecto como visitante. No Brasileirão do ano passado, a equipe venceu apenas dois jogos longe do Rio de Janeiro.
Por isso, a ideia do Flu é vencer logo o primeiro duelo para fazer uma campanha diferente de 2023. Na estreia deste ano, a equipe ficou no empate por 2 a 2, contra o Red Bull Bragantino, no Maracanã.
O técnico Fernando Diniz ainda tem alguns desfalques para o duelo. Marlon, Renato Augusto, Keno e Lelê estão fora por lesão. Além deles, o técnico deve poupar os veteranos Felipe Melo e Marcelo, visando o clássico contra o Vasco, no sábado (20).
O retrospecto do Fluminense na Fonte Nova é bom. O Flu venceu 12 partidas e perdeu somente dez, além de 15 empates. Em contrapartida, nos últimos dois jogos por lá, os baianos levaram a melhor.
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Victor Cuesta e Luciano Juba; Rezende (Biel), Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro (Everaldo/Estupiñan); Thaciano. Técnico: Rogério Ceni.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Martinelli e Diogo Barbosa; André, Lima e Ganso; Marquinhos, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
- Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
- Árbitro: João Vítor Gobi (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa/SP)
- Arbitro de vídeo: Daiane Muniz (Fifa/SP)
- Transmissão: Sportv e Premiere