A poucos passos da praça principal de San Pedro de Atacama, rodeada por ruas de terra com lojinhas e por uma encantadora igreja colonial, o Awasi Atacama se destaca entre as hospedagens do deserto.
A mais de 2.500 metros de altitude, o Atacama nos transporta para um outro mundo, onde vulcões, dunas, lagoas termais, salares, cânions e uma vida animal e vegetal diversa nos dão as boas-vindas neste que é um dos locais mais áridos da Terra.
Para elevar a experiência, nada melhor do que aliar conforto, serviço customizado, gastronomia de primeira e passeios exclusivos, tudo o que o Awasi nos oferece. Mas ele vai além, já que trabalha com tarifas all inclusive, com programas que vão de três a seis noites. E garanto: faz toda a diferença.
O hotel foi uma das minhas bases no deserto chileno para as gravações da 8ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia, em que, com ajuda da propriedade, desenhei um itinerário fora do óbvio que me presenteou com o melhor da região.
Estadia de charme
-
1 de 3
Vinhos chilenos são garantidos nas refeições do Awasi Atacama • CNN Viagem & Gastronomia
-
2 de 3
Frutos do mar do Pacífico e matérias-primas locais, como chañar e algarrobo, fazem parte da gastronomia do Awasi • Luciano Bacchi
-
3 de 3
Casinhas são construídas em adobe, típico da região • Luciano Bacchi
-
O Awasi Atacama faz parte do leque de três propriedades do Awasi, que marca presença ainda no parque Torres del Paine, na Patagônia chilena, e em Puerto Iguazú, no meio da Mata Atlântica de Misiones, na Argentina.
Todas compartilham da mesma filosofia: proporcionam estadias repletas de charme, com número reduzido de acomodações, junto de alta gastronomia e de excursões exclusivas. Os hotéis possuem o selo Relais & Châteaux, que atesta a qualidade e o compromisso com o serviço atencioso.
No Awasi Atacama, estão à disposição 12 acomodações circulares, construídas em adobe, que seguem a arquitetura regional, definida por casinhas em pedra e madeira.
A maioria das acomodações possui 65 m², preenchidas com móveis rústicos e toques sofisticados, com direito a pátio privado que se abre para noites estreladas e amplo banheiro equipado com banheira.
Merece destaque também o restaurante, aberto somente a hóspedes do café da manhã ao jantar, que exalta a cozinha local, o que significa que mergulhamos em matérias-primas que envolvem batatas e milhos nativos e frutos do mar do Pacífico. Aparecem nos pratos ainda ingredientes como chañar, quinoa e algarrobo, indissociáveis da culinária do Atacama.
O Chile, terra fértil para vinhos entre os melhores do mundo, também ganha a mesa por meio de degustações, ideais para terminar o dia brindando as maravilhas do Atacama.
Roteiros exclusivos
-
1 de 2
Guias do Awasi proporcionam roteiros desenhados e excursões exclusivas no deserto • Daniela Mac Adden
-
2 de 2
Piscina central do Awasi Atacama • Daniela Mac Adden
Antes mesmo de pousarmos no Atacama, a equipe do Awasi antecipa nossas necessidades com base em um formulário em que indicamos preferências, interesses, condição física, restrições alimentares e quaisquer outros detalhes para uma estadia mais personalizada.
Uma vez no deserto, o traslado até o hotel nos espera no aeroporto de Calama, a porta de entrada mais popular do Atacama. É apenas o início da jornada: cada acomodação conta com guia próprio e um veículo 4×4 para passeios privativos, que respeitam nosso tempo e disposição.
Treinados nos mais diversos assuntos que envolvem a região, como história, arqueologia, fauna e flora, os guias dão toda a assistência e falam várias línguas, mediante pedido, como inglês, espanhol, alemão, francês e português.
Podemos escolher o que mais nos apetece: excursões que duram o dia todo com almoço incluso, montado em alguma paisagem surpreendente no meio do caminho, ou duas excursões ao dia, uma pela manhã e outra à tarde, entremeadas por um almoço no conforto do hotel.
Entre as minhas descobertas, percorri as maravilhas da Rota dos Salares e da Reserva Nacional Los Flamencos, com direito a café da manhã aos pés do vulcão Licancabur, assim como me impressionei com a Laguna Negra, com o Vallecito (uma alternativa ao Vale da Lua) e com um trekking na confluência do Rio Salado. No cair da noite, não faltam estrelas para contar durante tours astronômicos, a cereja do bolo.
A lista de atividades junto dos guias é gigante e a simpática piscina no centro do hotel nos ajuda a relaxar entre um passeio e outro. De volta ao quarto, nosso pátio externo é mais um convite para olharmos para cima e nos surpreendemos com o Atacama.
Awasi Atacama
Tocopilla 551, San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile / Mais informações no site.
Conheça os hotéis que são classificados como palácios na França