O avião supersônico XB-1, da Boom, fez um segundo voo de teste nos Estados Unidos nesta semana, superando os 440 km/h. O voo inaugural aconteceu no final de março e, pouco tempo depois, a empresa recebeu autorização para quebrar a velocidade do som.
O segundo voo testou outros dispositivos do avião supersônico, mas ainda não foi além de Mach 1 (velocidade do som).
Avião supersônico já está no segundo voo
O primeiro teste do avião supersônico aconteceu em 22 de março. Na ocasião, a aeronave chegou a 2.170 metros de altitude a uma velocidade de 440 km/h. Veja como foi o voo inaugural aqui.
Segundo a empresa, o XB-1 consegue ultrapassar a velocidade do som, em Mach 1 (cerca de 1.235 km/h), e recebeu autorização para fazê-lo em maio deste ano. No entanto, a Boom quer realizar entre 10 e 20 testes antes de realmente chegar à capacidade máxima (o que só deve acontecer no final do ano).
O segundo teste aconteceu em 26 de agosto e saiu do mesmo local do primeiro, o Mojave Air & Space Port em Mojave, na Califórnia. Dessa vez, o piloto foi Tristan Brandenburg, que também participou do voo inaugural, mas em uma aeronave de segurança acompanhando o XB-1.
O teste durou 15 minutos e o avião supersônico chegou a uma altitude de 3.170 metros e velocidade de 445 km/h.
Veja como foi:
Avião supersônico está expandindo atividades
A sequência de testes do XB-1 faz parte de uma expansão gradual das atividades do avião supersônico.
Nessa ocasião, a Boom incluiu testes de retrair e estender o trem de pouso pela primeira vez, verificar o manuseio da aeronave e a ativação de um novo sistema digital de estabilidade para amortecimento e para manter o controle em diferentes condições.
De acordo com o New Atlas, a asa direita também foi equipada com tufos para monitorar a direção da força do fluxo de ar.
O objetivo da vez é obter mais dados do avião supersônico, que deve ser o sucessor do aposentado Concorde.
Próximos passos do avião XB-1
- O XB-1 deve continuar testes de voo em pelo menos mais 10 ocasiões, cada uma com velocidade maior do que a anterior;
- Cada teste incluirá novas verificações de sistemas de segurança e manutenção;
- Quando o avião finalmente chegar à velocidade supersônica, testes serão conduzidos pela Força Aérea americana na Califórnia.