Os passageiros do Boeing 737-800 da empresa norte-americana Southwest Airlines tomaram um susto na manhã deste domingo, 8, quando a cobertura do motor soltou-se 25 minutos após a decolagem e bateu no flap da asa (a superfície móvel). A aeronave saiu de Denver, no Colorado, com destino a Houston, no Texas. Não houve feridos.
O incidente com o Voo 3695 causou um atraso de três horas para os 135 passageiros, que foram transferidos para outra aeronave, com o retorno do avião ao aeroporto de Denver. Seis membros da tripulação estavam a bordo.
A Southwest informou que as equipes de manutenção estão revisando a aeronave.
Segundo registros da Administração Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês), a aeronave foi considerada apta para voar em maio de 2015.
De acordo com a imprensa dos EUA, a Southwest, uma companhia que oferece passagens de baixo custo, não respondeu imediatamente ao questionamento da FAA sobre quando o motor do Boeing havia sido submetido à última manutenção.
Boeing enfrenta problemas
A Boeing tem enfrentado críticas desde um incidente semelhante em janeiro deste ano, quando a tampa de painel da porta de um novo jato 737 Max 9, da companhia Alaska Airlines, soltou-se me pleno voo, a 16.000 pés, quase causando um desastre.
O incidente fez com a FAA suspendesse temporariamente o 737 Max 9 e proibisse a Boeing de aumentar a taxa de produção do jato. O ordem deu a montadora o prazo de 90 dias para desenvolver um plano abrangente para lidar com ‘questões sistêmicas de controle de qualidade”.
A FAA também está investigando vários outros problemas recentes com motores na frota de aviões da Boeing da Southwest Airlines.
Na quinta-feira, 4, um voo 737-800 da companhia abortou a decolagem e retornou ao portão do aeroporto de Lubbock, no Texas, depois que a tripulação relatar problemas no motor.
Executivos deixam a Boeing
Em março, o CEO da Boeing, Dave Calhoun, anunciou que deixará o cargo até o final do ano. A empresa também substituiu o presidente e o diretor executivo de sua unidade de aviões comerciais.