sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaAvião espacial com motor de foguete promete feitos inéditos; conheça

Avião espacial com motor de foguete promete feitos inéditos; conheça

A Dawn Aerospace revelou, na semana passada, os resultados dos voos de teste em velocidades ilimitadas com o Mk-II Aurora. De acordo com a empresa, o avião espacial suborbital alcançou velocidades transônicas de Mach 0,92 (967 km/h) e altitude de 50.000 pés (15.000 m) – avanço de 3 e 5 vezes, respectivamente, em comparação a testes anteriores.

Entenda:

  • A Dawn Aerospace divulgou os resultados dos voos de teste em velocidades ilimitadas com o Mk-II Aurora, avião espacial suborbital com motor de foguete;
  • No mais recente teste, realizada em julho, a aeronave alcançou velocidades transônicas de Mach 0,92 (967 km/h) e altitude de 50.000 pés (15.000 m);
  • No próximo teste, previsto para setembro, a empresa busca atingir velocidades supersônicas;
  • Até o fim de 2025, a expectativa é de que o avião consiga subir de altitude mais rápido que um caça F-15; voar mais alto que um MiG-25; superar a velocidade de um SR-71; e voar acima de 100 km duas vezes em um único dia – tornando-se o primeiro veículo a realizar o feito.
Mk-IIA durante voo. (Imagem: Dawn Aerospace)

No momento, o avião espacial pousa, decola e voa da mesma forma que uma aeronave convencional, mas o objetivo é ir aprimorando seu desempenho com o tempo. Com o próximo teste previsto para começar em setembro, a empresa espera finalmente alcançar velocidades supersônicas, além de tornar o Mk-II Aurora o primeiro veículo a voar acima de 100 km duas vezes em um só dia.

Próximos testes do avião espacial devem atingir velocidades supersônicas

Além da velocidade supersônica, o próximo teste também deve confirmar o design do envelope de voo (limites de operação da aeronave) dos primeiros testes com o modelo Mk-IIB – com 10% mais empuxo e 30% mais impulso total.

Imagem capturada a 45.000 pés de altura. (Imagem: Dawn Aerospace)

De acordo com a empresa, os objetivos principais são de que, até o fim de 2025, o avião espacial consiga subir de altitude mais rápido que um caça F-15; voar mais alto que um MiG-25; superar a velocidade de um SR-71; e, como mencionado, voar acima de 100 km (superando a Linha de Kármán) duas vezes em um único dia.

“Espero que estejamos levando as primeiras cargas úteis para altitudes moderadas no Mk-IIA antes do final deste ano, e muitas mais com o Mk-IIB em 2025 e 2026. A tração comercial ajudará a informar as próximas decisões de desenvolvimento do veículo”, disse Stefan Powell, CEO da Dawn Aerospace.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui