A Dawn Aerospace revelou, na semana passada, os resultados dos voos de teste em velocidades ilimitadas com o Mk-II Aurora. De acordo com a empresa, o avião espacial suborbital alcançou velocidades transônicas de Mach 0,92 (967 km/h) e altitude de 50.000 pés (15.000 m) – avanço de 3 e 5 vezes, respectivamente, em comparação a testes anteriores.
Entenda:
- A Dawn Aerospace divulgou os resultados dos voos de teste em velocidades ilimitadas com o Mk-II Aurora, avião espacial suborbital com motor de foguete;
- No mais recente teste, realizada em julho, a aeronave alcançou velocidades transônicas de Mach 0,92 (967 km/h) e altitude de 50.000 pés (15.000 m);
- No próximo teste, previsto para setembro, a empresa busca atingir velocidades supersônicas;
- Até o fim de 2025, a expectativa é de que o avião consiga subir de altitude mais rápido que um caça F-15; voar mais alto que um MiG-25; superar a velocidade de um SR-71; e voar acima de 100 km duas vezes em um único dia – tornando-se o primeiro veículo a realizar o feito.
No momento, o avião espacial pousa, decola e voa da mesma forma que uma aeronave convencional, mas o objetivo é ir aprimorando seu desempenho com o tempo. Com o próximo teste previsto para começar em setembro, a empresa espera finalmente alcançar velocidades supersônicas, além de tornar o Mk-II Aurora o primeiro veículo a voar acima de 100 km duas vezes em um só dia.
Próximos testes do avião espacial devem atingir velocidades supersônicas
Além da velocidade supersônica, o próximo teste também deve confirmar o design do envelope de voo (limites de operação da aeronave) dos primeiros testes com o modelo Mk-IIB – com 10% mais empuxo e 30% mais impulso total.
De acordo com a empresa, os objetivos principais são de que, até o fim de 2025, o avião espacial consiga subir de altitude mais rápido que um caça F-15; voar mais alto que um MiG-25; superar a velocidade de um SR-71; e, como mencionado, voar acima de 100 km (superando a Linha de Kármán) duas vezes em um único dia.
“Espero que estejamos levando as primeiras cargas úteis para altitudes moderadas no Mk-IIA antes do final deste ano, e muitas mais com o Mk-IIB em 2025 e 2026. A tração comercial ajudará a informar as próximas decisões de desenvolvimento do veículo”, disse Stefan Powell, CEO da Dawn Aerospace.