O Pateta acaba de ganhar os ares do Brasil com um avião customizado. Um novo Airbus A320neo da Azul foi pintado com as cores e os elementos do personagem, incluindo nariz e orelhas no corpo da aeronave e variados adesivos no bagageiro.
Vindo diretamente de Toulouse, na França, o avião chegou em solo brasileiro em maio, mas foi apresentado oficialmente à imprensa neste sábado (12), Dia das Crianças, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Esta é a quinta aeronave da “Frota Mais Mágica do Mundo”, parceria da Azul com o Walt Disney World Resort que já tem no catálogo aviões do Mickey, da Minnie, do Pato Donald e da Margarida. O projeto remonta a 2019, mas a primeira aeronave da coleção realizou o voo comercial inaugural em 2021.
“O sonho original era termos apenas quatro aviões”, disse Cinthia Douglas, diretora de vendas e marketing da Disney Destinations para a América Latina. “Hoje o Pateta conclui a ‘Frota Mais Mágica do Mundo’, mas nada é impossível. A intenção é que as aeronaves voem pelo Brasil para que a gente se aproxime do público brasileiro”.
Segundo Daniel Bicudo, diretor de marketing da Azul, as aeronaves customizadas ajudam a potencializar as vendas das duas marcas.
Temos um aumento de mais de 150% desde 2019 até agora em vendas de ingressos, hotel e passeios na Disney. Só em 2024 tivemos crescimento de 47% em relação a 2023 entre estas três categorias
Daniel Bicudo, diretor de marketing da Azul
Apesar da parceria ser com o Walt Disney World Resort, complexo localizado em Orlando, na Flórida, os aviões tematizados da frota voam somente em rotas pelo Brasil.
Passageiros da companhia aérea não conseguem escolher o avião em suas viagens e as rotas não são fixas, podendo variar no dia a dia.
“Quando você tem um avião pintado, isso acaba despertando desejo nas pessoas. Mesmo quando um avião desses para em Congonhas, que é um aeroporto muito movimentado, as crianças vão no vidro para vê-lo. Isso é o que valorizamos”, comentou Daniel.
Para se ter uma ideia, dados da companhia aérea apontam que crianças e adolescentes representam a maior parte dos passageiros que embarcam para Orlando, com aproximadamente 47% do total – a faixa etária de 35 a 45 anos vem em seguida com 38%.
Por dentro do avião do Pateta
-
1 de 2
Com 174 assentos, interior do avião ganhou adesivos nos bagageiros • Saulo Tafarelo
-
2 de 2
Detalhes dos adesivos no bagageiro • Saulo Tafarelo
O A320neo com customização do Pateta é chamado de “Pateta nas Nuvens” e possui 174 assentos. As cores laranja e azul, que são marca registrada do personagem, são predominantes no corpo do avião.
Entre os detalhes estão o nariz do Pateta justamente no nariz do avião e um desenho do personagem na cauda. Na parte interna, os bagageiros possuem adesivos variados, como roupas e objetos usados pelo personagem.
Não há mudanças nas estruturas dos aviões, apenas na roupagem. As aeronaves tematizadas vão voar no Brasil com as pinturas por uma década.
Utilizando outras aeronaves, a Azul possui voos diretos para Orlando a partir de Campinas, Belo Horizonte e Recife. O Brasil consta como o terceiro maior mercado internacional emissor de turistas para a cidade da Flórida: quase 700 mil brasileiros foram para Orlando em 2023, segundo o Visit Orlando.
Montanha-russa recordista com inclinação de 90º abre nos EUA em 2025