quarta-feira, setembro 11, 2024
InícioGeralavião da Voepass pousa em MG por ‘questão técnica'

avião da Voepass pousa em MG por ‘questão técnica’

Um avião da Voepass Linhas Aéreas que partiu de Rio Verde (GO) com destino a Guarulhos (SP) teve que ser desviado para o aeroporto de Uberlândia (MG) na noite de quinta-feira, 15, devido a um problema técnico.

A aeronave, um ATR 72-600 de prefixo PS-VPA, pousou em segurança. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento da aterrissagem.

De acordo com informações da imprensa local, o voo havia decolado com seis horas de atraso. Pouco depois da decolagem, o piloto relatou problemas técnicos, levando a tripulação a solicitar um pouso de emergência. A torre de controle de Uberlândia foi então acionada.

A aeronave, em operação há nove anos, faz parte da frota da Voepass desde março de 2023 e já operou em companhias aéreas da Malásia, Noruega e Ucrânia. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de nota, que o problema se tratava de um transiente elétrico.

“Cabe ressaltar que tal ocorrência não se configura pane”, explicou a Anac. “Por precaução, no entanto, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG)”.

A Aena, concessionária que administra o aeroporto, afirmou em nota que o voo PTB-2211 da Voepass “declarou emergência às 18h54 e pousou no Aeroporto de Uberlândia às 19h14”.

A empresa destacou que todos os recursos do Plano de Emergência foram disponibilizados, mas não houve necessidade de ativação, e todos os passageiros desembarcaram em segurança, sem necessidade de atendimento médico e sem impactar outras operações do aeródromo.

Relembre o caso do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP)

Avião da voepass caiu em área residencial de Vinhedo, no interior paulista, caixa-preta, aeronave
Avião caiu em área residencial de Vinhedo, no interior paulista | Foto: Reprodução/X/Twitter

Na última sexta-feira, 9, um avião bimotor da Voepass, modelo ATR 72-500, caiu em Vinhedo (SP) com 62 pessoas a bordo. Havia 4 tripulantes na aeronave. Ninguém sobreviveu.

As causas da queda do avião são conduzidas pela Polícia Federal e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, da Força Aérea Brasileira.

Os órgãos já conseguiram extrair os dados de voz e de voo das caixas-pretas e do Flight Data Recorder, respectivamente, com o objetivo de desvendar as razões para o acidente.

A aeronave, de prefixo PSVPA, é de um modelo ATR-72-212A (600). Segundo informações no Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência de Aviação Civil, o avião foi fabricado em 2015 pela empresa ATR – Gie Vions de Transport Régional.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui