quarta-feira, fevereiro 26, 2025
InícioGeralAvião da Gol faz pouso de emergência em Guarulhos

Avião da Gol faz pouso de emergência em Guarulhos

Um avião da companhia aérea Gol precisou desviar a rota e pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, nesta segunda-feira, 24. O voo 1033, que vinha do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deveria pousar em Congonhas, na capital paulista. Na ocasião, o piloto teve de declarar emergência “pan-pan”.

Na aviação, o sinal “pan-pan” é utilizado quando a segurança de uma aeronave em movimento estiver em perigo. A emergência deve ser acionada quando existir uma situação insegura que possa eventualmente envolver a necessidade de auxílio. Essa emergência tem prioridade sobre todas as outras comunicações, menos sobre o tráfego de socorro.

A declaração da Gol

A Gol não divulgou detalhes sobre o problema técnico que resultou na alteração de rota. Em comunicado, a empresa informou que todos os passageiros desembarcaram em segurança e receberam os auxílios previstos pela Resolução 400, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia ainda comunicou que todos os procedimentos foram realizados com foco na segurança.

A administração do Aeroporto de Guarulhos, por sua vez, informou que ativou o plano de emergência, com acompanhamento da chegada da aeronave.

O pouso em Guarulhos

O voo, operado por um Boeing 737-8EH, foi monitorado no Flight Radar, um serviço de rastreamento de voos. O registro mostrou que a aeronave sobrevoou o Aeroporto de Congonhas antes de se redirecionar para Guarulhos, onde finalmente pousou. No total, a viagem aérea teve uma duração de 47 minutos.

Em comunicado, a Gol informou que ‘todos os passageiros desembarcaram em segurança no Aeroporto de Guarulhos’ | Foto: Reprodução/FlighRadar
Em comunicado, a Gol informou que ‘todos os passageiros desembarcaram em segurança no Aeroporto de Guarulhos’ | Foto: Reprodução/FlighRadar

O incidente aconteceu poucas semanas depois de um pouso de emergência semelhante envolver a companhia aérea Azul. No fim de janeiro, um voo emitiu o alerta “pan pan” pouco antes de chegar ao Aeroporto Internacional do Recife, no Estado de Pernambuco.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui