quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioGeralAvião da FAB vai transportar corpos de vítimas do acidente em Vinhedo

Avião da FAB vai transportar corpos de vítimas do acidente em Vinhedo

As urnas funerárias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP) serão transportadas para Cascavel (PR) por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo da aeronave é o KC-390 Millennium, que estava no aguardo da liberação na Base Aérea de São Paulo.

O KC-390, conhecido por sua rapidez e modernidade, já esteve em diversas missões humanitárias.

Recentemente, a aeronave auxiliou no envio de doações e equipamentos para o Rio Grande do Sul e participou de uma força-tarefa na Colômbia contra incêndios florestais.

Esse modelo de avião da FAB também participou de missões no Haiti e no Líbano, além de operações no Brasil durante a pandemia de covid-19. Foi o primeiro avião a lançar cargas na Estação Comandante Ferraz, na Antártida.

Participações anteriores do avião da FAB

Desenvolvido pela Embraer para a FAB, o KC-390 é um avião multimissão de transporte e reabastecimento aéreo, projetado para substituir o Hércules C-130.

Pode transportar 80 soldados equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas, com capacidade máxima de 26 toneladas. Exportado pelo Brasil, o KC-390 já foi adquirido pela Hungria, por Portugal e pela Coreia do Sul.

Detalhes do acidente aéreo em Vinhedo

De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o acidente aconteceu às 13h25, na Rua Edueta, próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).

A aeronave bimotor ATR-72 da Voepass, antiga Passaredo, partiu de Cascavel com destino a Guarulhos (SP). Contudo, sofreu uma queda em Vinhedo.

Voepass adia coleta de pertences das vítimas da queda do avião

A companhia aérea Voepass adiou a coleta dos pertences das vítimas da queda do avião em Vinhedo (SP). A decisão surgiu depois de um pedido do Instituto de Criminalística para realizar uma nova inspeção no local.

A queda do avião em Vinhedo resultou na morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.

“Avião que caiu em Vinhedo (SP) operava sem gravar 8 informações da caixa-preta“

Até a tarde desta segunda-feira, 12, peritos do Instituto Médico-Legal tinham identificado 27 vítimas e entregado 12 corpos às famílias.

Em nota enviada ao site Poder360, a Voepass informou que aguarda a visita do Instituto de Criminalística, que solicitou uma nova verificação na área” onde o avião despencou, no condomínio residencial Recanto Florido.

“A companhia aguardará até que tenha a permissão das autoridades para, então, estimar o prazo final do processo de retirada dos destroços”, declarou a empresa.

A Voepass também informou que contratou um serviço especializado para retirar, descontaminar, catalogar e identificar os pertences pessoais das vítimas. A empresa acrescentou que vai devolver os objetos aos familiares “em momento oportuno”.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui