Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) parte nesta quinta-feira, às 9 horas, do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para o Cairo, para resgatar um segundo grupo de brasileiros e familiares palestinos que está na Faixa de Gaza.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.
A aeronave permanecerá na capital egípcia até que o grupo formado por 102 pessoas obtenha autorização para deixar a região. O Itamaraty mantém contato permanente com o grupo. Além de oferecer suprimentos e abrigo, também tem fornecido transporte e atendimento psicológico remoto.
Ao todo, 85 desses brasileiros estão alojados em quatro imóveis alugados pelo governo brasileiro em Rafah, cidade na fronteira de Gaza com o Egito.
+ Brasileiros são autorizados a deixar Gaza
“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younis, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, afirmou à CNN o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.
As outras 17 pessoas estão abrigadas em diferentes cidades próximas, também monitoradas por diplomatas.
Segundo o Itamaraty, a aeronave está carregada com 11 toneladas de alimentos não perecíveis para assistência humanitária. Os produtos foram fornecidos pelo governo brasileiro.
FAB já resgatou quase 1,5 mil brasileiros da região do conflito
Este será o 11º voo da FAB na Operação Voltando em Paz, que já resgatou 1,4 mil brasileiros de Israel e 32 da Cisjordânia desde o início do conflito, em 7 de outubro, quando o Hamas fez um ataque sem precedentes contra Israel, matando 1,2 mil pessoas.
De Gaza, o governo conseguiu trazer 32 pessoas em 13 de novembro. Eram 22 cidadãos brasileiros e 10 palestinos (três parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração que devem receber status de refugiados).