Na tarde da quarta-feira 29, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) teve de realizar um pouso de emergência no Suriname. Três militares estavam a bordo da aeronave.
O pouso no país vizinho ocorreu logo depois de o avião Cessna C208 Grand Caravan (C-98) decolar de Tiriós, no extremo norte do Pará, e ter problemas. O distrito fica a nove quilômetros da fronteira e faz parte do município de Oriximiná.
🚨URGENTE 🚨
Avião Cessna Caravan da FAB tem problemas após a decolagem e faz pouso de emergência no Suriname
O pouso no país vizinho ocorreu a cerca de 60km de Tiriós (PA)
Três militares estavam a bordo da aeronave e passam bem, segundo informou a Força Aérea Brasileira pic.twitter.com/vVpRuYYSWh
— AEROIN (@aero_in) May 29, 2024
No local fica a Base das Canoas, que abriga o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tirió da FAB e o 1º Pelotão Especial de Fronteira do Exército. Na região também fica a Aldeia Missão Nova, onde vivem indígenas das etnias Tiriyó e Kaxuyana.
Os indígenas deram os primeiro socorro aos tripulantes. Um helicóptero H-60 Black Hawk foi acionado para fazer o resgate coordenado pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico.
FAB vai investigar o ocorrido
Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que o incidente com o C-98 do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA) – Esquadrão Cobra será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Os investigadores do Cenipa também foram os responsáveis por realizar o atendimento inicial da ocorrência.