Alunos do curso de engenharia terão a oportunidade de estudar a estrutura de um avião com uma proximidade maior do que a dos livros. Uma enorme fuselagem da dianteira de um Embraer E2 190 foi doada pela companhia aeroespacial brasileira para a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O objetivo é tornar a carcaça um laboratório de ensino e formação profissional.
A parte da aeronave foi cedida pela Embraer após uma longa parceria e discussão com a instituição de ensino. Atualmente, está ocupando o Hangar 1 da faculdade.
Fuselagem de avião vai virar sala de aula e laboratório de pesquisa
A fuselagem da aeronave será utilizada na universidade como espaço para experimentos e demonstrações práticas relacionadas à mecânica estrutural, instrumentação, testes e certificação, como explica o professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, Glauco Caurin, em comunicado da USP.
Além disso, também poderá ser usada para desenvolver projetos de pesquisa de ponta. Um deles, inclusive, já está sendo conduzido em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Embraer.
Neste estudo, a carcaça será usada para avaliar a possibilidade de uso de novas tecnologias na montagem do interior da aeronave, como robôs que trabalham com os operadores humanos, além de ferramentas de visão computacional e inteligência artificial.
Uma das partes mais legais da universidade é experienciar a parte prática da sua futura profissão. Imagina poder entrar e ver de perto a estrutura de um avião, os parafusos e engenhocas que fazem aquela máquina sair do chão e voar. Com certeza, deve ser muito empolgante para os alunos de engenharia e cursos correlacionados.
Para o professor Caurin, é uma oportunidade e tanto para formar profissionais e impulsionar o conhecimento científico.
Essa combinação de aprendizado prático e desenvolvimento de novas tecnologias não só aprimora a formação técnica dos alunos, mas também os prepara para um mercado altamente competitivo. A exposição a projetos de pesquisa, por sua vez, fortalece a conexão entre teoria e prática e garante que os futuros profissionais estejam equipados com conhecimentos atualizados e experiência com tecnologias emergentes.
Glauco Caurin em comunicado da USP.
Caurin explica que, por ser uma peça grande e versátil, a fuselagem deve incentivar os alunos a apresentar novas ideias e planejar atividades com o equipamento. Com esse ambiente de aprendizado, também será possível oferecer cursos de extensão e atualização que ajudem a levar essas novas tecnologias para a comunidade.
Sobre o Embraer E2 190
O Embraer E190 E2 é o primeiro modelo da segunda geração da família E-Jet, um avião a jato bimotor apresentado pela Embraer no Show Aéreo de Paris em 2013. Ele fez história ao receber simultaneamente o Certificado de Tipo das três maiores autoridades aeronáuticas internacionais: ANAC, FAA e EASA, antes mesmo de entrar em operação comercial.
Na época, a aeronave foi reconhecida por sua eficiência, emitindo menos poluentes em comparação à geração anterior, além de ser a mais ecológica na sua categoria. Mais informações, como especificações do avião, estão no site da Embraer.