sábado, janeiro 4, 2025
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Avião da Embraer no Cazaquistão: caixa-preta chega ao Brasil

As caixas-pretas do avião da Embraer que caiu no Cazaquistão chegaram ao Brasil para análise pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, modelo Embraer 190, partiu de Baku, no Azerbaijão, no dia 25 de dezembro, e, ao tentar pousar em Aktau, sofreu um acidente.

A queda resultou na morte de 38 pessoas e deixou 29 feridas. O destino era Grózni, na Chechênia, mas a aeronave teve de tentar realizar um pouso de emergência. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai conduzir a análise dos dados das caixas-pretas, com reconhecimento internacional pela sua especialização.

Investigações internacionais em curso sobre queda do avião

FAB vai analisar gravações do avião que caiu no Cazaquistão
No último sábado, 28, o presidente russo Vladimir Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev | Foto: Reprodução/Redes sociais

Investigadores do Cazaquistão, do Azerbaijão e da Rússia virão ao Brasil para acompanhar o processo de degravação. Depois da extração dos dados, eles serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão. A suspeita é que disparos russos tenham derrubado o avião.

No último sábado, 28, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpa ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. O russo classificou o ocorrido como um “trágico incidente” no espaço aéreo russo. Putin mencionou que algumas cidades russas estavam sob ataque de drones ucranianos, e o avião da Embraer teria acionado os sistemas de defesa a reagirem.

Tecnologia na análise do acidente

A FAB destacou a utilização de tecnologias avançadas, como animação em realidade virtual 3D, para analisar em detalhe a trajetória, a velocidade, a altitude e o funcionamento dos sistemas da aeronave. Essa tecnologia permite uma compreensão mais precisa dos eventos que levaram ao acidente.

A aeronave partiu de Baku com destino a Grózni, mas enfrentou dificuldades que culminaram no acidente em Aktau.



Via Revista Oeste

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