Um avião modelo Airbus A320-200 da Azores Airlines colidiu com um bando de pássaros logo depois da sua decolagem, na pista 12 do aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, Portugal. O voo desta quinta-feira, 2, tinha como destino a capital, Lisboa. Contudo, a aeronave retornou ao aeroporto de origem cerca de dez minutos depois.
De acordo com informações do site The Aviation Herald, nenhum passageiro ou membro da tripulação ficou ferido no incidente. No entanto, o portal relatou que, depois da inspeção, a companhia aérea detectou danos nos dois motores do Airbus.
Veículos de comunicação locais informaram que um bando de gaivotas foi avistado próximo à pista no momento da decolagem. A aeronave atingiu aproximadamente 750 metros de altitude antes de retornar para um pouso seguro.
A companhia aérea confirmou que a aeronave sofreu uma irregularidade operacional de voo. Os passageiros foram realocados para outro avião, chegando a Lisboa com algumas horas de atraso.
Colisões com pássaros na aviação
Colisões com pássaros são frequentes na aviação comercial e, embora comuns, são consideradas graves devido aos riscos à segurança do voo. Um incidente similar ocorreu recentemente com um voo da Jeju Air na Coreia do Sul, que declarou emergência após colisão com aves.
Um dos casos mais conhecidos foi o “milagre do Hudson”, quando um Airbus A320-200 ,da US Airways, pousou no rio Hudson, em Nova York, no dia, 15, após colidir com pássaros e perder ambos os motores.