Um avião de pequeno porte caiu após derrapar em pista de decolagem de Katmandu, no Nepal, nesta quarta-feira, 24. De acordo com autoridades locais, pelo menos 18 pessoas morreram no acidente da companhia aérea Saurya Airlines. Uma pessoa sobreviveu, conforme comunicado do Departamento Nacional de Aviação Civil.
Todos os passageiros, incluindo 18 nepaleses e um iemenita, eram funcionários da transportadora.
A polícia divulgou imagens que mostram uma espessa fumaça saindo da aeronave em chamas na pista do aeroporto. O avião caiu durante a decolagem para a cidade de Pokhara, por volta das 11 horas, horário local, disse Gyanendra Bhul, oficial de informações do Aeroporto Internacional de Tribhuvan.
“Iniciamos os esforços de resgate imediatamente e a situação já está sob controle”, afirmou a Autoridade de Aviação Civil.
Assista ao vídeo do acidente que circula nas redes sociais:
Aftermath of horrific plane crash in Nepal pic.twitter.com/lXUGhV5Xf4
— Indian News Network (@INNChannelNews) July 24, 2024
Riscos de acidentes com o avião no Nepal
A aeronave se destinava a uma manutenção técnica. Esse acidente ressalta os riscos das viagens aéreas no Nepal, conhecido por seu terreno montanhoso e clima volátil. O país abriga oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest, e tem um histórico de acidentes aéreos.
Pistas de pouso em áreas montanhosas são de difícil acesso, e o clima pode mudar abruptamente. Aeronaves com até 19 assentos são mais propensas a acidentes devido a essas dificuldades, conforme relatório de segurança do governo de 2019.
Histórico de desastres aéreos no país
Apesar das melhorias nos padrões de segurança nos últimos anos, os desafios persistem e a falta de investimento em aeronaves antigas aumenta os riscos. No ano passado, o Nepal registrou seu pior acidente aéreo em mais de 30 anos, quando um voo da Yeti Airlines caiu perto de Pokhara. Ao todo, 68 pessoas morreram.
Em maio de 2022, um voo da Tara Air, que partiu de Pokhara, colidiu com uma montanha, o que resultou na morte de 22 pessoas. Em 2018, um voo da US-Bangla Airlines, que partia de Dhaka, Bangladesh, caiu ao tentar aterrissar em Katmandu, matando 51 pessoas.