sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEsporteAuxiliares de Fernando Gago confirmam negociação com Cruzeiro; treinador se cala

Auxiliares de Fernando Gago confirmam negociação com Cruzeiro; treinador se cala

Auxiliares de Fernando Gago, Diego “El Chispa” Cogliandro e Federico Insúa confirmaram à Itatiaia, nesta terça-feira (12), que o técnico está em negociação com o Cruzeiro. Também à reportagem, o treinador argentino desconversou, mas não negou a oferta celeste.

Inicialmente, “El Chispa” disse que só Gago poderia falar. Após a insistência da Itatiaia, ele confirmou as tratativas. “Nós temos um perfil que não falamos de negociações, quem fala é Fernando, ninguém mais. Não quero ser descortês, mas fazemos sempre assim”, disse.

“Quem está cuidando disso é o Fernando. Fernando está falando com o Cruzeiro sim. Quem cuida de tudo é ele”, complementou o auxiliar, que como jogador defendeu as camisas de Argentinos Juniors, Arsenal de Sarandí, Chacarita Jrs, Olimpo e Aldosivi, todos da Argentina.

Federico Insúa, que integrou a equipe de Gago no Racing entre 2021 e 2023, também confirmou as negociações. “Gago e seu agente estão negociando com o Cruzeiro”, disse. “Sim, claro (eu também acertaria). Só aguardando as conversas com o Cruzeiro”, completou.

Insúa também é ex-jogador. Em campo, ele defendeu clubes como Argentinos Juniors, Independiente, Boca Juniors e Vélez Sarsfield, da Argentina; Málaga, da Espanha, Borussia M’Gladbach, da Alemanha; América, do México; Borsaspor, da Turquia, e Millonarios, da Colômbia.

A Itatiaia ainda conversou com o próprio Gago, de 37 anos. Ele atendeu à reportagem, mas desconversou. “Estou entrando em uma reunião neste momento. Conversamos depois”, disse o treinador às 12h desta terça. Questionado sobre a oferta celeste, repetiu: “Conversamos depois”.

Ao longo da tarde, a reportagem buscou contato com Gago, mas ele não atendeu aos telefonemas. A oferta do Cruzeiro ao ex-volante foi divulgada inicialmente pelo jornalista Samuel Venâncio.

Oficialmente, o Cruzeiro não comenta eventuais movimentações de mercado. Além de Gago, o Cruzeiro colocou na lista de preferidos o também argentino Gabriel Milito.

Em 2021, o ex-volante Gago se aposentou como jogador pelo Vélez Sarsfield e, no mesmo ano, assumiu o comando do modesto Aldosivi. Ao todo, em sua primeira experiência como técnico, ele somou sete vitórias em 26 jogos.

Apesar do trabalho inicial não ter sido de grande destaque, Gago foi contratado pelo Racing ainda no fim de 2021 e ficou à frente da Academia até 2 de outubro deste ano. No período, a equipe se configurava normalmente no esquema 4-3-3 e era agressiva, com pressão na saída de bola adversária e presença de dois pontas e um centroavante no ataque.

Nos últimos anos, o Racing se notabilizou por efetivar técnicos mais jovens, como Diego Cocca (ex-Seleção Mexicana), Eduardo Coudet (hoje no Internacional) e Sebastián Beccacece (no Elche, da Espanha).

Pelo Racing, Fernando Gago conquistou, até então, os dois únicos títulos como treinador: o Trofeo de Campeones e a Supercopa Internacional. Por lá, o ex-meio-campista somou 116 jogos e conquistou 55 vitórias.

Sem confirmar os resultados esperados na Copa Libertadores e na Copa Argentina, Gago pediu demissão após forte pressão da torcida.

  • Racing (2021 a 2023) – 116 jogos e 55 vitórias

Revelado nas categorias de base do Boca Juniors, Fernando Gago estreou como profissional em 2005 e, no mesmo ano, foi campeão pela Argentina no Mundial Sub-20. O ex-volante atuou em todas as sete partidas da competição. Com a camisa do Boca, ele foi bicampeão de forma consecutiva da Copa Sul-Americana.

Considerado um líder no vestiário, Fernando Gago também foi campeão da Copa Libertadores pelo Boca, em 2007, e campeão olímpico pela Argentina em 2008. Pelos xeneizes, conhecido pela boa técnica e pela saída de bola, Gago disputou 84 jogos em sua primeira passagem pelo clube.

Rapidamente, a forte personalidade de Gago o credenciou para compor o elenco do Real Madrid uma temporada e meia após ter feito a sua estreia como profissional. Pelo time merengue, ele fez 120 gols e contribuiu com um gol e três assistências.

Sem espaço no elenco madrilenho em 2011/2012, Gago foi emprestado à Roma, da Itália, onde disputou 32 confrontos e marcou um gol.

No ano seguinte, em 2013, Gago foi comprado pelo Valencia, também da Espanha. Pelos “Morcegos”, o argentino atuou em 18 partidas e deu uma assistência.

Na mesma temporada, foi emprestado pelo Valencia ao Vélez Sarsfield quando retornou definitivamente à Argentina. Por lá, fez oito jogos e não marcou gols.

Há quase uma década, em 2014, Gago voltou ao Boca Juniors e ficou até 2019. No longo período, o ex-volante entrou em campo 115 vezes, e anotou sete gols e duas assistências.

Emprestado pelo Boca ao Vélez, em 2020, Gago conviveu com lesões e poucas atuações no fim da carreira. Até 2021, quando decidiu pendurar as chuteiras, aos 34 anos, ele fez só mais 16 jogos e não balançou as redes.


Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui