Tudo sobre TikTok
Após os Estados Unidos aprovarem o banimento do TikTok, outro país que parece não estar disposto a deixar a rede social atuar livremente em seu território é o Canadá. A agência de segurança do país está tentando dissuadir os canadenses de usar a rede social, dizendo aos usuários que seus dados estão “disponíveis para o governo da China”.
A suspeita de que o TikTok compartilha dados dos usuários da plataforma com o governo chinês é a mesma razão que levou os EUA a aprovar o projeto de lei que obriga a ByteDance, da China, a se desvincular da rede social nos Estados Unidos, do contrário, o acesso ao TikTok ficará proibido por lá.
No Canadá, David Vigneault, diretor do Serviço Canadense de Inteligência de Segurança, disse em entrevista a um canal de notícias que “há uma estratégia muito clara por parte do governo da China para poder adquirir informações pessoais de todo o mundo”.
“Eles estão usando análises de big data, têm fazendas de computadores incríveis processando os dados, estão desenvolvendo inteligência artificial… com base no uso desses dados”, acrescentou Vigneault.
- O TikTok alegou anteriormente que nem mesmo os seus funcionários na China não conseguem acessar os dados dos usuários dos EUA, Canadá, ou Europa
- Também garante que o governo chinês não tem acesso a esses dados, e nem os receberia caso solicitasse.
- A plataforma processou o governo dos EUA pela lei aprovada em maio, argumentando que a proibição iminente é inconstitucional.
“Essas afirmações não são apoiadas por evidências, e o fato é que o TikTok nunca compartilhou dados de usuários canadenses com o governo chinês, nem o faríamos se solicitado”, disse a porta-voz do TikTok, Danielle Morgan, ao The Verge.