Autora de “Volta Por Cima”, nova novela das 19h da TV Globo, Claudia Souto permitiu que dois atores usassem seus próprios sotaques para dar vida aos personagens. Enquanto Juliano Cazarré trará sua origem gaúcha, o ator Adanilo incluirá características amazonenses.
Durante a coletiva de imprensa da novela, que contou com a presença da CNN, a responsável pela trama celebrou a colaboração dos artistas. “Foi um presente a disponibilidade deles [Juliano e Adanilo] de trazer a cultura genuína deles para a novela. Não era uma coisa que estava programada”, afirmou.
“Eles dois têm a licença poética do texto, porque eu peço para as pessoas improvisar o mínimo possível. Não sou a radical, mas peço para não improvisar em conteúdos que mudem a história ou acrescentem coisas que depois eu terei dificuldade de lidar”, explicou Claudia.
“Mas expressões são super bem-vindas. Eu, como carioca, teria que fazer um trabalho imenso de pesquisa para chegar a isso, que eles têm naturalmente”, complementou.
Sidney, o manauara de “Volta Por Cima”
Intérprete de Sidney em “Volta Por Cima”, o melhor amigo de Jão (Fabrício Boliveira), Adanilo nasceu em Manaus, no Amazonas. Logo que recebeu o papel, ele percebeu que poderia transformar seu personagem em algo único para a teledramaturgia.
“Quando eu recebi a sinopse, ele [o personagem] não tinha necessariamente uma origem, mas foi algo que apareceu muito naturalmente”, contou. “Eu lembro que no primeiro dia de gravação já me saiu uma gíria manauara. Então eu pensei, ‘caraca, esse personagem podia ser a amazonense’”.
“Eu estou muito afim de de trazer essa Amazônia. Eu tenho certeza que as pessoas vão gostar de sentir representadas no sotaque”, garantiu Adanilo.
A realização do sonho gaúcho de Cazarré
Nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Juliano Cazarré viverá Jayme, um personagem que deixou o estado mais ao sul do país para tentar a vida no Rio de Janeiro.
“Eu cansei de esperar a oportunidade e acabei me dando isso. Pedi autorização para o André [Câmara, diretor artístico] e para Cláudia [Souto, autora] para fazer um gaúcho que está fora do Rio Grande do Sul vivendo no Rio de Janeiro”
“Estou muito feliz de fazer o Jayme nesse momento [depois] que o Sul passou por essa dificuldade toda no começo do ano. Acho que é um beijo, um abraço meu para o Estado que eu amo, para o povo que eu gosto. Num momento difícil, espero que os gaúchos se sintam representados”, afirmou o ator.
“Volta Por Cima”: conheça a história da próxima novela das 19h