O ministro do interior da Eslováquia, Matus Sutaj Estok, afirmou que o autor do atentado contra o premiê Robert Fico é um “lobo solitário” e não possui vínculos com movimentos políticos radicais. A declaração foi feita na quinta-feira, 16.
“O criminoso não era membro de nenhum grupo radical”, disse o ministro. “O único grupo do qual ele fazia parte era a associação de escritores eslovacos. Ele não era de esquerda nem de direita – apenas estava interessado em política.”
O ataque contra o primeiro-ministro levou Fico a uma cirurgia de emergência. O suspeito, ainda não identificado publicamente, foi indiciado por tentativa de assassinato. A imprensa local afirma que o autor é um poeta aposentado de 71 anos. Ele teria agido por conta própria.
🚨 🇸🇰 Breaking: Slovakia
The Prime Minister of Slovakia Robert Fico has just been shot in public.
This comes only days after Fico formally & publicly rejected The WHO Global Pandemic Accord ‼️ pic.twitter.com/QIZOgGQCyE
— Concerned Citizen (@BGatesIsaPyscho) May 15, 2024
O estado de saúde do premiê é estável. O vice-primeiro-ministro eslovaco para o Meio Ambiente, Tomas Taraba, declarou que ficou “chocado” com o incidente e está feliz pela operação ter corrido bem.
Premiê da Eslováquia mostrou comportamento pró-Rússia
A postura pró-Rússia de Robert Fico, que voltou ao poder em outubro de 2023 depois de vencer as eleições em setembro, tem causado divisões na Eslováquia, especialmente devido à sua sugestão de que a Ucrânia deve ceder territórios à Rússia para encerrar o conflito.
A Eslováquia compartilha fronteira com a Ucrânia e acolheu mais de um milhão de refugiados desde o início da guerra.
Depois de assumir o cargo, Fico interrompeu imediatamente o envio de armas para o país de Volodymyr Zelensky e introduziu reformas internas controversas, entre elas mudanças no código penal, a eliminação da promotoria especial anticorrupção e maior controle sobre a mídia pública.
O premiê também tem como alvos frequentes a imigração, ONGs e direitos da comunidade LGBT. Antes de seu retorno em 2023, Fico havia sido primeiro-ministro da Eslováquia em três períodos: de 2006 a 2010; de 2012 a 2018.
Ele nasceu na antiga Tchecoslováquia e, com formação em Direito, iniciou sua carreira política no Partido Comunista antes de fundar o Direção – Social-Democracia (Smer, sigla eslovaca) no final dos anos 1990.