Cidades da Áustria ficaram alagadas depois que o Rio Danúbio transbordou neste domingo, 9. O país europeu foi atingido por fortes chuvas neste fim de semana. O Estado de Estíria foi o mais atingido pelas inundações.
De acordo com o jornal austríaco Kronen Zeitung, as águas subiram de forma violenta e inundaram o centro da cidade. Os moradores de algumas regiões do Estado ficaram presos em seus carros e casas.
Manuel Reinisch e Marton Gazdag, que moram na região, utilizaram uma escada para salvar seus vizinhos. Até as 4 da manhã, os bombeiros da cidade de Deutschfeistritz, com ajuda de outras equipes, resgataram 50 pessoas de situações de risco, retirando-as de veículos e casas inundadas.
Andreas Reiter, comandante dos bombeiros, ainda estava surpreso com a ação da água na manhã de domingo: “No decorrer da vida de bombeiro, você vê de tudo, participa de milhares de operações, mas essa dimensão era inimaginável.”
Leia também:
Bombeiros da Áustria começaram limpeza da cidade
Mesmo exaustos, os bombeiros iniciaram imediatamente os trabalhos de limpeza depois dos resgates. Apesar do cansaço, a sensação de dever cumprido estava presente, contou um bombeiro.
“É muito gratificante ver a gratidão das pessoas que você colocou em segurança”, afirmou Markus Untersteiner, membro dos bombeiros de Deutschfeistritz.
Manuel Reinisch e Marton Gazdag, assim como muitos outros afetados e voluntários, continuaram a trabalhar. Eles removem destroços das ruas e limpam porões e salas cobertos de lama. Durante a enchente, eles se tornaram “heróis”, como foram chamados por pessoas afetadas pela enchente.
As chuvas começaram a afetar a Áustria na última terça-feira, 4, depois de atingir a Alemanha e deixar cinco mortos.