Tudo sobre Google
O Google anunciou novidades – baseadas em IA, claro – para a versão do Chrome para computadores. Os destaques são uma atualização do Google Lens (que é praticamente o “Circule para Pesquisar”) e o “comparador de abas” – recurso que garimpa informações e as organiza em tabela.
A ideia de ambas as novidades é facilitar a vida do usuário durante as buscas. No entanto, existe uma ressalva importante: essas mudanças vão aparecer primeiro para usuários do Chrome nos Estados Unidos.
Chrome ganha ‘Circule para Pesquisar’ mais visível e ‘comparador de abas’
As novidades anunciadas para o Chrome envolvem o Google Lens, pesquisa em histórico e o “comparador de abas”. Confira abaixo os destaques de cada um:
Google Lens (e “Circule para Pesquisar”)
Uma atualização do Google Lens incluirá o “Circule para Pesquisar” diretamente na caixa de pesquisa do navegador. Ao clicarem nele, os usuários poderão selecionar elementos na tela sobre os quais desejam pesquisar por informações adicionais. Isso sem precisar abrir novas abas.
Também vai dar para fazer “multisearch”, combinando texto e imagem na mesma pesquisa. Esta funcionalidade vai aparecer numa barra lateral, que aparece na mesma aba que o usuário estiver visualizando
Embora a funcionalidade de ativar o Google Lens já estivesse disponível, a introdução de um ícone dedicado na barra de pesquisa busca simplificar o acesso à ferramenta.
Pesquisa no histórico
A Vice-Presidente do Chrome, Parisa Tabriz, destacou numa postagem publicada no blog do Google a capacidade de interrogar o próprio histórico de navegação do Chrome. Graças à IA, o recurso entende a linguagem natural.
Por exemplo, um usuário poderá perguntar “qual era aquela sorveteria que eu olhei na semana passada?” e obter como resposta links diretos para as páginas de sorveterias que visitou.
‘Comparador de abas’
O “tab compare” é uma ferramenta que busca facilitar, a princípio, buscas por produtos. Sabe quando você está atrás de algo para comprar e abre várias abas para comparar modelos, preços e afins? Então, esse tipo de busca.
Graças à IA generativa, essa ferramenta garimpa informações de várias abas abertas sobre produtos e as organiza numa tabela concisa. A ideia é facilitar comparações e análise.
No entanto, o novo recurso se limita a, digamos, processar até dez itens. Mas o Google planeja expandi-lo para outras áreas. Tabriz especula que, no futuro, poderá ser possível usar essa ferramenta para comparar itinerários de viagem ou detalhes sobre diferentes universidades, por exemplo.