A recente atualização do aplicativo X, anteriormente conhecido como Twitter, gerou discussões sobre seus objetivos e impactos.
Em entrevista ao CNN 360°, Basílio Rodriguez Perez, conselheiro da Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), esclareceu que tais atualizações são procedimentos normais no universo dos aplicativos.
Segundo Perez, “as aplicações dos aplicativos são normais, eles costumam acontecer com frequência de todos os tipos de aplicativos, por questões de segurança, por questões de modificação no software para melhorar algum tipo de funcionamento que não estava correto”.
O especialista explicou que as atualizações geralmente ocorrem de forma automática, sem a necessidade de intervenção do usuário.
“Durante a noite os celulares simplesmente verificam se tem algum aplicativo desatualizado e automaticamente atualiza”, disse Perez, ressaltando que este processo é benéfico para a segurança e o funcionamento adequado dos aplicativos.
Motivações por trás da atualização
Quanto às razões específicas para a atualização do X, Perez sugeriu que a plataforma provavelmente buscava inovar suas funcionalidades.
“Efetivamente o X mudou o aplicativo e provavelmente foi com a intenção justamente de encontrar outra forma de acesso”, afirmou o conselheiro da Abrint.
Esta declaração indica que a atualização pode estar relacionada a esforços da plataforma para explorar novos métodos de interação com os usuários ou, possivelmente, para adaptar-se a mudanças no cenário digital e nas preferências dos consumidores.
Embora as atualizações sejam geralmente automáticas, Perez mencionou que os usuários têm a opção de bloquear atualizações automáticas, ainda que isso seja incomum devido aos benefícios de segurança associados às versões mais recentes dos aplicativos.