O ATP Tour masculino intensificou seus planos para aumentar os ganhos dos jogadores do Challenger Tour nesta quarta-feira (11), ao anunciar um prêmio recorde de R$ 171 milhões para a temporada de 2025, um aumento de R$ 36 milhões em relação ao total deste ano e um aumento de 135% desde 2022.
O Challenger Tour é o segundo degrau da escada profissional do tênis e apresenta quase 200 torneios em mais de 40 países a cada temporada, ajudando os jogadores a ganhar experiência, pontos de classificação e prêmios em dinheiro para progredir ao ATP Tour.
Os jogadores nos níveis mais baixos muitas vezes lutam para manter suas carreiras devido à falta de patrocínio constante, bem como treinamento, viagens e acomodações caras, mas a ATP realizou reformas importantes no Challenger Tour por meio de seu plano estratégico OneVision.
“Criar um caminho sustentável para os jogadores chegarem ao ATP Tour é vital para o futuro do nosso esporte”, disse o presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, em comunicado.
“Desde 2022, investimos em reformas significativas no Challenger Tour. Os resultados foram claros: prémios monetários recordes, aumentos anuais e, o mais importante, mais jogadores entre os 250 primeiros receberam maior compensação financeira a este nível.”
O órgão regulador do esporte masculino disse que o estabelecimento da Tennis Data Innovations, uma joint venture independente entre a ATP e a ATP Media, e a comercialização bem-sucedida dos direitos do Challenger Tour alimentaram recentes aumentos nos prêmios em dinheiro.
A entidade acrescentou que as melhorias no calendário também desempenharam um papel importante na condução do crescimento do circuito através da introdução de torneios premium Challenger 175 e do aumento dos eventos Challenger 100 e 125.