O ator Tamayo Perry, de 49 anos, morreu depois de sofrer um ataque de tubarão, no Havaí, nos Estados Unidos. As autoridades locais informaram que responderam a um chamado na costa norte do arquipélago, onde prestaram socorro, neste domingo, 23. O artista foi resgatado do mar, mas não resistiu aos ferimentos.
Tamayo Perry participou de filmes como Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas e A Onda dos Sonhos. Além de ator, ele era salva-vidas e instrutor de surfe.
“Ele era um surfista profissional conhecido mundialmente”, informou uma das autoridades. “A personalidade de Tamayo era contagiante e, por mais que as pessoas o amassem, ele amava mais todos os outros. Nossas condolências vão para a família de Tamayo e para toda a equipe de salvamento.”
Ataque durante alta do turismo
O ataque de tubarão ocorreu em um momento em que o turismo e as atividades aquáticas no Havaí estão em alta, em decorrência do verão no Hemisfério Norte, que teve início na semana passada.
Tamayo Perry era uma figura conhecida tanto pelos seus trabalhos no cinema quanto por sua dedicação ao surfe e ao salvamento. O ataque de tubarão gerou grande comoção entre colegas e fãs, que prestaram homenagens nas redes sociais.
Mortes por ataques de tubarão aumentam no mundo
As estatísticas de mortes e ferimentos causados por ataques de tubarão aumentaram em 2023, de acordo com o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões, conduzido pela Universidade da Flórida e publicado em fevereiro. Foram 69 ataques de tubarão não e dez mortes em todo o mundo no decorrer do ano passado.
Com três incidentes, o Brasil ocupou o quarto lugar no ranking de ocorrências nesse sentido, atrás apenas dos Estados Unidos (36 ataques), da Austrália (15) e da Nova Caledônia (três, com um registro de morte). Os ataques a brasileiros ocorreram em Jaboatão dos Guararapes e em Olinda, em Pernambuco.