O ator James Van Der Beek, 47, conhecido principalmente por protagonizar a série “Dawson’s Creek” (1998-2003), fez um desabafo sobre a batalha contra o câncer colorretal em entrevista à revista People.
“Sempre associei o câncer a idade e a estilos de vida sedentários e pouco saudáveis. Mas eu estava em uma forma cardiovascular incrível. Tentei me alimentar de forma saudável – ou pelo que eu sabia na época”, começou.
“Isso tem dominado a minha mente, corpo e espirito. Eu pensei: ‘Ou isso vai me tirar do corpo ou vai me ensinar como realmente viver nele””, disse.
Para o ator, um dos principais desafios da doença é não ter respostas concretas sobre o processo de cura.
“O mais complicado é que há tantas incógnitas sobre o câncer. Você pensa: ‘Como faço para consertar isso? Isso está me curando? Isso está me machucando? Isso está funcionando? Está voltando?’ Como alguém que gosta de respostas, não saber é uma das coisas mais difíceis“, afirmou.
De acordo com o que o astro compartilhou com a publicação, ele tem priorizado o tempo com a família. James é casado com Kimberly Van Der Beek e juntos têm seis filhos: Olivia, Joshua, Annabel, Emilia, Gwendolyn e Jeremiah.
Na entrevista, o ator também revelou que não planeja mais ter filhos e, para isso, fez vasectomia.
O que é o câncer colorretal?
Cada vez mais frequente em adultos jovens, o câncer colorretal costuma se manifestar com alterações nos hábitos intestinais, presença de sangue nas fezes, dores abdominais e alterações no formato das fezes, que ficam mais finas ou alongadas.
Ele abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, chamado cólon, e no reto. No Brasil, são estimados 45.630 casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os principais fatores de risco incluem a idade (50 anos ou mais), sedentarismo, sobrepeso e obesidade, além de uma alimentação pobre em frutas e outros alimentos ricos em fibras.