Com Atlético-MG e Cruzeiro na disputa pelo título, o Campeonato Mineiro será decidido pela primeira vez entre técnicos argentinos.
No sábado, 30, às 16h30 (de Brasília), os times de Gabriel Milito e Nicolás Larcamón medirão forças pelo jogo de ida da final do Estadual, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A volta está marcada para domingo, 7, às 15h30 (de Brasília), no Mineirão, em BH.
Novo técnico do Atlético-MG, Milito fará a sua estreia no comando do clube. O argentino, de 43 anos, foi anunciado no último domingo, 24, e já comandou duas atividades na Cidade do Galo, em Vespasiano, na última segunda-feira, 25.
Já Larcamón foi oficializado como treinador do Cruzeiro em 20 de dezembro do ano passado. Em janeiro, o treinador de 39 anos chegou à capital mineira e, desde então, comandou a equipe celeste em 11 partidas, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 69,69%.
Adversários na final do Campeonato Mineiro, os argentinos Nicolás Larcamón, do Cruzeiro, e Gabriel Milito, do Atlético-MG, já se enfrentaram duas vezes na carreira como treinadores. Apesar do curto retrospecto, os números mostram equilíbrio entre os técnicos da nova geração.
Em 27 de agosto de 2017, sob o comando do Antofagasta, Larcamón levou a melhor no duelo com o O’Higgins, de Milito, por 2 a 0, pela quinta rodada do Campeonato Chileno. O time do atual treinador do Cruzeiro jogou fora de casa naquela ocasião.
Poucos meses após o primeiro embate, em 18 de fevereiro de 2018, foi a vez de Gabriel Milito “dar o troco”. O O’Higgins derrotou o Huachipato, de Larcamón, pela 3ª rodada da Liga Chilena. A partida ficou 2 a 1 para a equipe mandante.
Atual tetracampeão do Mineiro, o Atlético-MG conquistou as edições de 2020, 2021, 2022 e 2023. Curiosamente, em três delas, sob comando de argentinos. Em 2020, com Jorge Sampaoli; em 2022, com Antônio Mohamed, o Turco; a terceira, no ano passado, com Eduardo Coudet. Em 2021, Cuca foi o responsável pelo troféu.
Dono da melhor campanha geral do Estadual pelo Cruzeiro, Larcamón pode ser pioneiro na história. Isso porque o clube nunca foi campeão do Mineiro com um estrangeiro no comando.
A última conquista do Cruzeiro foi em 2019, quando derrotou justamente o Atlético-MG na decisão. Naquela oportunidade, com os volantes Lucas Romero e Lucas Silva em campo, o time de Mano Menezes foi bicampeão estadual de forma consecutiva.
Neste século, Atlético-MG e Cruzeiro já disputaram 12 finais, com vantagem para a Raposa. O Galo faturou cinco títulos: quatro edições do Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, enquanto o Cruzeiro foi heptacampeão do Estadual.
Finalistas do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético-MG vão disputar o centésimo confronto no século. Ao todo, foram 98 clássicos realizados desde 2001.
No século, o Cruzeiro leva vantagem em duelos com o Atlético-MG. Ao todo, foram 40 vitórias contra 31 triunfos do Galo, além de 27 empates entre os rivais.
Desde 2001, o Cruzeiro já marcou 142 gols em clássicos contra o Atlético-MG. Já o Alvinegro balançou as redes 123 vezes.