A noite terminou como o torcedor do Atlético-MG sonhava. Com a vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, com dois gols de Paulinho e outro de Hulk, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari conquistou mais um triunfo na Arena MRV e terminou a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro dentro do G4.
Com 52 pontos, o Alvinegro está a um ponto do Grêmio, terceiro colocado na competição mais importante do país. O Leão do Pici é o nono, com 42 pontos, e ainda briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2024.
O Galo volta a campo no próximo sábado (4), às 19h30, e encara o lanterna América-MG. A partida contra o rival local, válida pela 32ª rodada, será disputada no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Já o Fortaleza receberá o Flamengo no domingo, às 16h (de Brasília), no Castelão, na capital cearense.
Antes da bola rolar, a grande notícia para o Galo foi a transformação do clube em Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Com a conclusão do processo, o Atlético-MG muda o molde de sua gestão e, imediatamente, recebe aporte de R$ 500 milhões da empresa Galo Holding. Outros R$ 100 milhões serão captados no mercado para serem investidos na SAF.
A noite também foi marcada por homenagens aos torcedores e ex-jogadores que já faleceram. Com balões soltos na esplanada e o hino do clube tocado numa versão especial, o Dia de Finados (2/11) foi lembrado no estádio.
Entrando no mês da Consciência Negra, o Atlético-MG estreou nesta quarta (1) a nova camisa, já vendida nas principais lojas. A peça foi feita em parceria com a fornecedora alemã Adidas.
O Atlético-MG entrou na rodada torcendo por tropeços de Grêmio e Flamengo para entrar no G4 do Campeonato Brasileiro. Vencer o Fortaleza, obviamente, era o dever de casa para o Alvinegro.
Os primeiros 48 minutos de bola rolando na Arena MRV foram bons de se ver. Dono das ações, o Atlético partiu para cima dos visitantes, mas por um vacilo no finalzinho não foi para o vestiário com a vitória parcial.
Aos 16 minutos, o artilheiro da Arena MRV deixou o dele. Aproveitando cruzamento de Rubens, Paulinho não deixou a bola cair e a empurrou para o fundo da rede de João Ricardo: 1 a 0.
Este foi o sétimo gol do camisa 10 em sete partidas no estádio. Ele chegou aos 25 gols na temporada.
Aos 38 minutos, Escobar cruzou na área, Thiago Galhardo chutou para o gol, mas Everson salvou em cima da linha, evitando o empate.
Aos 43, o goleiro atleticano não conseguiu evitar o empate cearense. Após erro de Zaracho, que perdeu a bola no meio de campo, Lucero levou a bola em velocidade, chutou e não deu chances ao arqueiro atleticano: 1 a 1.
Aos 10 minutos do segundo tempo, veio o desempate. Após grande jogada de Hulk, pelo lado direito da grande área, Paulinho deixou mais um: 2 a 1.
Na comemoração, o camisa 10 apontou para o paraibano e pediu aplausos a ele. Este foi o 26º gol marcado pelo atacante na temporada. Ele igualou o companheiro de ataque em 2023. A dupla chegou aos 52 gols marcados no ano.
Aos 13 minutos, o árbitro anotou penalidade máxima para o Galo. O jogador do Fortaleza, sem freio, fez falta em Saravia dentro da área e a infração foi confirmada.
Aos 15, Hulk foi para a cobrança, deslocou João Ricardo e correu para o braço da torcida atleticana.
Aos 28 minutos, Paulinho arrancou em velocidade e achou Hulk. O camisa 7 chutou forte, mas parou nas mãos de João Ricardo, que evitou o quarto.
Na reta final do jogo, os dois treinadores promoveram mudanças. No Fortaleza, Lucas Crispim e Machuca entraram nas vagas de Galhardo e Pochettino. No Galo, Felipão sacou Paulinho e Rubens para lançar Edenilson e Pavón. Os dois substituídos do Atlético foram ovacionados.
Atlético-MG: Everson; Renzo Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson, Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Matías Zaracho, Rubens (Edenilson), Paulinho (Pavón) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Benevenuto, Tobias Figueiredo e Gonzalo Escobar (Dudu); Caio Alexandre (Marinho), Zé Welison e Pochettino (Imanol Machuca); Pikachu (Pedro Rocha), Lucero e Galhardo (Lucas Crispim). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols: Paulinho, aos 16 minutos do primeiro tempo, para o Atlético; Lucero, aos 43, para o Fortaleza. Paulinho, aos 10 do segundo tempo
Cartões amarelos: Escobar (FOR)
Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 1º de novembro de 2023
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Alessandro Álvaro Rocha de Matos.
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos