O Atlético-MG venceu o Goiás por 2 a 1, neste domingo (12), e assumiu a quinta posição do Campeonato Brasileiro. O jogo na Arena MRV marcou o 400º gol do atacante Hulk em partidas oficiais.
O camisa 7 abriu o placar para o Galo em cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo. O Atlético ficou com um a menos após a expulsão de Igor Rabello, mas marcou o segundo gol com Guilherme Arana.
No fim, o Goiás descontou com Dodô, mas não teve forças para alcançar o empate, mesmo com a vantagem numérica.
A vitória faz o Galo colar de vez no G4, com 57 pontos, a dois do do Bragantino, o quarto colocado, passando o Flamengo.
Já o Goiás segue no Z4, em 18º lugar, a três pontos do primeiro time fora do Z4, o Bahia.
O Atlético volta a campo apenas no dia 26 de novembro. O Galo receberá o Grêmio, às 16h (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada da Série A.
No dia seguinte (27), o Goiás receberá o Cruzeiro, na Serrinha, em Goiânia, às 20h.
Felipão fez quatro mudanças no Atlético para o jogo contra o Goiás. Duas foram em função de cartões amarelos. No gol, Everson, suspenso, deu lugar a Matheus Mendes. No ataque, Hulk voltou na vaga de Pedrinho.
As outras trocas foram por opção técnica. Na defesa, Igor Rabello ganhou a vaga de Jemerson. No meio-campo, Alan Franco deixou a equipe para a entrada de Rubens. Desta forma, Igor Gomes foi mantido no time.
O jogo foi de poucas chances no primeiro tempo. Nos primeiros 30 minutos, quando o jogo foi pausado para hidratação dos atletas, apenas uma finalização havia sido dada. Foi de Hulk, em cobrança de falta de longe. Os dois times tinham dificuldades em criar jogadas e esbarravam nas marcações adversárias.
Após a pausa, Felipão trocou o posicionamento ofensivo do Atlético. Paulinho caiu mais pela direita, Igor Gomes foi adiantado para ficar perto de Hulk, enquanto Zaracho passou a atuar mais recuado para ajudar na saída de bola.
E a troca funcionou. O Galo criou excelente chance após lançamento de Hulk para Paulinho, que parou em Tadeu.
Pouco depois, o Atlético chegou ao seu gol. Hulk tabelou com Lemos e foi derrubado na área por Maguinho. Pênalti marcado e convertido pelo camisa 7 do Galo, que balançou as redes pela 400ª vez na carreira.
No início do segundo tempo, o Atlético ficou com um jogador a menos. Zaracho recuou bola para Igor Rabello, que errou o tempo da jogada, fez falta por trás em Matheus Babi e foi expulso.
Com um a menos, o técnico Felipão optou por tirar o atacante Paulinho e recompor a defesa com a entrada de Jemerson. O treinador foi chamado de burro por parte da torcida.
O Atlético segurou a pressão do Goiás e conseguiu um belo contra-ataque. Após boa jogada de Igor Gomes, Arana tabelou com Hulk, aproveitou falha de Maguinho e tocou de joelho esquerdo na saída de Tadeu para balançar as redes. Esse foi o primeiro gol do lateral após grave lesão, justamente com o joelho operado em 2022.
O Goiás diminuiu o placar no fim. Após boa jogada de João Magno finalizou para boa defesa de Matheus Mendes. A bola voltou no calcanhar do goleiro do Galo e sobrou para Dodô balançar as redes.
O Goiás pressionou no fim, lutou pelo empate, viu Mauricio Lemos salvar uma bola em cima da linha, mas não conseguiu balançar as redes. Melhor para o Galo, que venceu mais uma partida na Arena MRV neste ano.
Atlético: Matheus Mendes; Saravia, Lemos, Rabello e Arana; Otávio, Rubens (Patrick, 41min do 2°T), Zaracho e Igor Gomes (Edenilson, 41min do 2°T); Paulinho (Jemerson, 10min do 2°T) e Hulk (Réver, 49min do 2°T). Técnico: Felipão.
Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Sidimar (Diego, 18min do 2°T) e Bruno Melo; Raphael Guzzo (Vinicius, no intervalo), Morelli e Willian Oliveira (Palacios, 18min do 2°T); Allano (João Magno, 31min do 2°T), Matheus Babi e Anderson Oliveira (Dodô, no intervalo). Técnico: Armando Evangelista.
Gols: Hulk, 40min do 1°T, e Arana, 24min do 2°T (Atlético); Dodô, do Goiás.
Cartões amarelos: Lucas Halter, 30min do 1°T, e Morelli, 32min do 2°T (Goiás).
Cartão vermelho: Igor Rabello, 10min do 2°T (Atlético).
Data e horário: domingo, 12 de novembro de 2023, às 18h30 (de Brasília).
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte.
Motivo: 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE).
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA/CE) e Renan Aguiar da Costa (CE).
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC).