O Atlético-MG viu sua chance de título do Brasileiro praticamente triplicar após a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, neste sábado (2), no Mineirão. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o percentual do Galo saltou de 5,8% para 14%.
Com o triunfo pela 36ª rodada da Série A, o Galo alcançou os mesmos 66 pontos do líder Palmeiras na tabela de classificação e assumiu a vice-liderança – o Alviverde supera o Alvinegro no saldo de gols (30 a 23). Os paulistas enfrentam o Fluminense neste domingo (3), no Allianz Parque, e podem encaminhar o título.
Ainda de acordo com a UFMG, o Palmeiras tem 79,6% de chance de levantar o troféu do Brasileiro. Botafogo (3,4%), Flamengo (1,7%) e Grêmio (1,4%) fecham a lista. Os três clubes têm compromissos neste domingo contra Cruzeiro, Cuiabá e Vasco, respectivamente.
Na última rodada, o Atlético-MG medirá forças com o Bahia. A partida está marcada para a próxima quarta-feira (6), às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Apesar de não depender apenas de si para ficar com a taça, o Atlético-MG está muito próximo de alcançar uma meta importante. Com a vitória no Mineirão, o time alvinegro fica perto de se garantir diretamente na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores.
O Galo se garante no G4 ao menos até o fim desta rodada e precisa apenas de uma vitória sobre o Bahia, na última rodada, para não depender de nenhum outro resultado de Grêmio, Flamengo ou Botafogo.