A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (27) a tabela das semifinais da Copa Libertadores. Com isso, o Atlético-MG descobriu datas e horários dos dois duelos com o River Plate, da Argentina.
O clube, que já previa atuar em 22 e 29 de outubro, mantém conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), iniciadas há 10 dias, para adequar o calendário e não ser prejudicado.
Como está classificado também para às semifinais da Copa do Brasil, onde enfrenta o Vasco da Gama, e também disputa o Campeonato Brasileiro, o Alvinegro viu o calendário afunilar.
Além disso, a convocação de atletas para as Eliminatórias também pode prejudicar a equipe comandada pelo técnico Gabriel Milito.
Os jogos das seleções, que incluem os convocáveis do Galo, acontecerão em 10 de 15 de outubro. Neste período, o Alvinegro deve entrar em campo para fazer um dos dois jogos adiados pelo Brasileirão. A intenção da diretoria é que seja contra o Grêmio, em casa, já que as duas equipes terão atletas chamados para os duelos das Eliminatórias.
Conforme apurou a Itatiaia, o presidente Sérgio Coelho mantém conversas com Júlio Avellar, diretor de competições da CBF, para que este pedido seja atendido (enfrentar o Tricolor Gaúcho e não o Athletico-PR) neste momento. O confronto contra os paranaenses será disputado em Curitiba, o que exigiria deslocamento.
Outro desejo do clube é que o segundo jogo contra o Vasco, nas semifinais da Copa do Brasil, seja realizado em 17 de outubro (quinta-feira) e não no dia anterior; isto, para que os atletas convocados tenham maior tempo de descanso e para chegarem a tempo no confronto marcado para o estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.
Até o momento, apenas o lateral-esquerdo Guilherme Arana foi convocado para a Seleção. Dia 15, o Time Canarinho encara o Peru, em Brasília. Junior Alonso (Paraguai), Eduardo Vargas (Chile) e Alan Franco (Equador), também devem ser confirmados para defenderem os respectivos países na competição eliminatória.
No domingo (20 de outubro), o Atlético-MG volta a campo e enfrenta o Fortaleza pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A CBF ainda não divulgou o horário da partida. O grande problema é que o duelo acontecerá no Castelão e a delegação terá que se deslocar até o Nordeste.
Na terça (22), será a vez do primeiro confronto das semifinais da Copa Libertadores. O jogo contra o River Plate, na Arena MRV, está marcado para 21h30. O tempo de descanso, neste caso, seria mínimo.
Possibilidades estudadas pelo Atlético-MG para sugerir à CBF:
- Que o duelo contra o Fortaleza seja marcado para 11h de domingo (20) ou antecipá-lo para a noite de sábado (19) – o que aumentaria o tempo de descanso após o retorno do Ceará;
- Que o duelo contra o Fortaleza seja antecipado para a Data Fifa – clube enfrentaria Grêmio e o Tricolor do Pici entre os jogos das seleções e ganharia o final de semana de 19/20 de outubro para se preparar para encarar o River Plate na Libertadores;