No Maior Raio-X do Torcedor, feita em parceria com a Quaest/CNN/Itatiaia, que conta com dados exclusivos entre os jovens de 7 a 15 anos, mostra que o Atlético-MG tem a quinta maior torcida do Brasil na faixa etária, com 5%. Já o seu maior rival, o Cruzeiro, aparece com 3%.
Um dado que não pode deixar de ser destacado nessa arrancada atleticana entre os mais jovens é que a sua distância para o quarto colocado São Paulo, que aparece com 6% da preferência entre os jovens de 7 a 15 anos, é de apenas um ponto percentual, portanto, dentro da margem de erro que é de 1,4 ponto percentual.
O líder do ranking nacional, o Flamengo, que tem 25% da preferência no público acima de 16 anos, aparece com 29% nos torcedores entre 7 e 15 anos. Já o segundo colocado Corinthians, que tem 17% dos torcedores do Brasil acima de 16 anos, registra 15% entre o público de 7 a 15 anos.
O Palmeiras, que ocupa a terceira colocação nos dois rankings, tem 10% entre torcedores acima de 16 anos, e 11% entre os jovens.
“Como os dados mostram que a família é a principal influência na hora de escolher o time do coração, não surpreende que a distribuição das torcidas entre as crianças seja bastante parecida com a distribuição entre torcedores com mais de 16 anos”, destaca Felipe Nunes, CEO da Queast Consultoria e Pesquisa.
Por outro lado, um ponto que não pode deixar de ser destacado é o passado recente vitorioso de alguns clubes. E isso provoca uma influência no O Maior Raio-x do Torcedor, segundo Nunes: “Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG conquistaram títulos importantes nos últimos anos, estão sendo vitoriosos, além de possuírem ídolos, o que agrada muito ao público infantil. Por isso, têm percentual de torcedores entre os jovens maior que na população adulta”.
É sempre importante destacar que a primeira edição da pesquisa não teve esse recorte com o público de 7 a 15 anos, e que esses dados não foram usados em nenhum material que tenha comparação entre os levantamentos de 2023 e 2024.
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.
- Flamengo – 29%
- Corinthians – 15%
- Palmeiras – 11%
- São Paulo – 6%
- Atlético-MG – 5%
- Grêmio – 4%
- Cruzeiro – 3%
- Vasco – 3%
- Internacional – 2%
- Santos – 2%
- Botafogo – 1%
- Bahia – 1%
- Sport – 1%
- Outro – 4%
- Nenhum – 9%
- Não sabem / Não responderam – 4%