O Atlético-MG enfrentará o Fluminense às 21h deste sábado (24), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcará o reencontro do Galo e sua torcida com o Gigante da Pampulha e será uma prévia das quartas de final da Copa Libertadores.
O Galo entrará em campo em busca de aproximação no G6, grupo dos times que se classificam à Libertadores do ano seguinte. O Atlético-MG é o oitavo colocado, com 30 pontos em 21 jogos. O São Paulo, primeiro do G6, tem 38 pontos em 23 partidas.
Já o Fluminense está na luta contra o rebaixamento. A equipe carioca é o 18º e antepenúltimo colocado, com 21 pontos em 22 jogos. O Vitória, com 22 pontos em 23 partidas, é o primeiro time fora do Z4, na 16ª posição.
Tanto Atlético-MG quanto Flu chegam animados para o jogo após se classificarem às quartas da Libertadores. O Galo venceu o San Lorenzo-ARG por 1 a 0 na última terça-feira (20), na Arena MRV, estádio atleticano em BH, pela volta das oitavas de final.
Já o Flu, no mesmo dia, bateu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro. A decisão da vaga nas quartas ficou para os pênaltis, e o Tricolor das Laranjeiras venceu por 4 a 2.
Agora, as duas equipes se enfrentarão nas quartas de final. Os jogos serão agendados para a segunda quinzena de setembro, com o Galo decidindo o confronto como mandante.
Comandado pelo argentino Gabriel Milito, a equipe mineira segue com um desfalque: o atacante e capitão Hulk, em tratamento de lesão muscular na panturrilha direita. Deyverson, Eduardo Vargas e Cadu lutam pela titularidade contra o Fluminense, ao lado de Paulinho.
Há possibilidade ainda do técnico Milito poupar alguns jogadores nessa partida. O Atlético-MG inicia outra decisão na próxima semana: quarta-feira (28), às 21h30, contra o São Paulo, na ida das quartas de final da Copa do Brasil, no MorumBis, na capital paulista.
Na briga para deixar o Z4, o Flu do técnico Mano Menezes tem importantes desfalques para o duelo com o Galo. Dos principais jogadores, o lateral-esquerdo Marcelo e o atacante argentino Germán Cano seguem no departamento médico.
Recém-contratado, o zagueiro Ignácio é mais um que está fora. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o meia Renato Augusto completam a lista de lesionados.
O lateral-direito Samuel Xavier cumpre suspensão automática e deve ser substituído por Guga. Em contrapartida, os atacantes Marquinhos e Keno voltam a ficar à disposição. Além deles, o meia Paulo Henrique Ganso e o ponta colombiano Jhon Arias também retornam de suspensão e reforçam o time.
O Atlético-MG não jogará na Arena MRV, sua casa, pois o gramado está em manutenção. O Galo voltará a mandar um jogo no Mineirão depois de longo tempo.
A última vez que o Galo mandou um jogo no Mineirão foi em 2 de dezembro de 2023. Na ocasião, com 53.856 torcedores presentes no estádio, o Galo venceu o São Paulo por 2 a 1, pela 37ª rodada do Brasileirão.
A previsão de público feita pelo Mineirão para o jogo deste sábado é de 50 mil torcedores. A mudança para o Gigante da Pampulha foi uma ação pontual do clube visando à melhora do gramado da Arena MRV.
No jogo do primeiro turno, em 4 de maio, pela quinta rodada do Brasileirão, Fluminense e Atlético-MG empataram em 2 a 2, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Cano e Renato Augusto marcaram para o Flu, enquanto Vargas fez os dois gols alvinegros.
- Fluminense: Fábio; Guga, Thiago Silva, Thiago Santos e Esquerdinha; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Kevin Serna, Jhon Arias e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes
- Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG
- 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Árbitro: Flávio Rodrigues De Souza-SP
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro-SP e Daniel Luis Marques-SP
- Árbitro de vídeo: Marcio Henrique De Gois-SP
- Transmissão: Sportv e Premiere