O Atlético oficializou nesta sexta-feira (5) a contratação do zagueiro Lyanco, que pertencia ao Southampton, da Inglaterra. O jogador de 27 anos estava emprestado ao Al Gharafa, dos Emirados Árabes e retorna ao futebol brasileiro após sete temporadas atuando no exterior. Ele vestirá a camisa 2.
Revelado pelo São Paulo, o capixaba é o segundo reforço anunciado pelo Alvinegro nesta janela de transferências. O primeiro foi o meia-atacante Bernard, que estava no Panathinaikos, da Grécia, e que volta ao clube após 11 anos fora.
Natural de Vitória-ES, Lyanco conquistou a Copa Libertadores sub-20 de 2016, quando ainda defendia o Tricolor Paulista. Além disso, figurou várias vezes nas equipes inferiores da Seleção Brasileira, onde foi campeão do Torneio de Toulon sub-23, em 2019. Coincidentemente, foi companheiro de Bruno Fuchs e Paulinho, titulares do Galo comandado por Gabriel Milito.
No Al Gharafa, Lyanco era titular absoluto da equipe que foi terceira colocada na Liga do Catar. Ele teve passagem pelo futebol italiano – Torino e Bologna – e realizou duas temporadas na Premier League, com um total de 35 jogos.
🇧🇷🐔🇷🇸 pic.twitter.com/fJM6YJTnE2
— Atlético (@Atletico) July 5, 2024
Com descendência sérvia, Lyanco chegou a ser convocado pela seleção de base do país europeu em 2016. Seu avô paterno, Jovan Vojnović, nasceu na antiga Iugoslávia (atual Sérvia) e se mudou para o Brasil ainda criança devido à Segunda Guerra Mundial, na década de 1940.
Na oficialização pelas redes sociais, o Galo utilizou a imagem de um gorila. Este é apelido dado ao jogador por familiares e amigos, e utilizado como marca pessoal nas redes.
O zagueiro poderá ser registrado pelo Atlético-MG a partir de 10 de julho, quando reabre a janela de transferências. A estreia, por sua vez, poderá acontecer no confronto com o Juventude, em Brasília, marcada para 16.